Teoria e Prática são diferentes mesmo?

“Na teoria é uma coisa, na prática é outra!”

Quantas vezes você já não ouviu ou mesmo disse isso? Muitas vezes o empreendedor se depara com alguma teoria mas quando vai aplicá-la o resultado é bem diferente do esperado. Mas por que normalmente a teoria parece tão distante da realidade? 

Para pensar sobre isso, primeiro nos responda: O que é teoria para ti?

Teoria para ti são ideias, são os conceitos que encontramos em livros ou pesquisas científicas, são notícias? 

Se você está em dúvida, te esclarecemos que teoria são estudos que buscam por padrões de comportamento, analisam dados, causas e consequências de eventos da sociedade, dos negócios, do corpo humano, etc…

A teoria, ao contrário do que acreditamos, é construída a partir da observação da prática.  Ou seja, no mundo dos negócios, não existe teoria sem prática, sem a realidade. Uma pesquisa científica analisa dados coletados “na prática” e a partir deles irá construir análises a respeito dos padrões e relações observados. 

Entretanto, mesmo que a teoria seja baseada na prática, a construção e evolução da teoria é lenta. Para que seja comprovada e validada é necessário muito tempo, e é exatamente esse tempo que o mundo dos negócios não tem. 

Hoje os cenários mudam cada vez mais rápido e é por conta disso que a teoria muitas vezes não consegue acompanhar a realidade. Muitas ideias que funcionam no dia-a-dia podem ainda não ter sido testadas e comprovadas, mas quando as testamos na prática vemos que funciona.

Mas se a teoria não consegue acompanhar a velocidade do mundo dos negócios, afinal ela é importante ou não?

Já de início te avisamos que SIM. A teoria é extremamente importante, não só porque é a “teoria” mas principalmente pelas consequências que enfrentamos quando não a conhecemos

Abraham Maslow resume as consequências de não saber a teoria na seguinte frase: “Se a única ferramenta que você tem é um martelo, tudo começa a parecer com um prego.”

Ou seja, quando você aprende a utilizar o martelo, porém ainda não conhece as outras ferramentas disponíveis, tentará usar esse martelo para tudo o que você ver pela frente. E isso será um grande problema, pois nem tudo são pregos e precisam ser martelados.

Portanto tenha cuidado ao aprender uma nova ferramenta (prática). Nem sempre ela é a mais adequada para a sua realidade. Busque estudar mais de uma opção para resolução de um mesmo problema. Normalmente há várias formas boas e ruins de enfrentar uma mesma situação, e somente o conhecimento mais amplo e “teórico” te permitirá decidir com maior tranquilidade.

Mas também não fique paralisado esperando aprender todas as possibilidades de ferramentas para começar a utilizá-las. É necessário achar o meio termo entre estudar para expandir o seu conhecimento teórico e ao mesmo tempo tomar as decisões na velocidade que o mundo dos negócios impõe. 

O mais importante a longo prazo é estar aberto a aprender sempre, de forma contínua. É necessário conhecer novas ferramentas e técnicas e testá-las para ver se se aplicam ao seu negócio ou não. Cada segmento, cada empresa, cada produto e cada empresário tem suas peculiaridades. É a sua realidade e o seu contexto que deve definir as suas decisões.

Não esqueça: “Se a única ferramenta que você tem é um martelo, tudo começa a parecer com um prego.”

Precisa de ajuda para organizar e implantar mudanças na sua empresa?

Fale com a gente. Temos um módulo específico de organização e expansão para pequenas empresas, ideal para o seu negócio.

Entre em contato conosco!

Temos soluções completas para ajudar no seu negócio.

Escanear o código