Quem é o seu cliente ideal?

Provavelmente você já teve problemas com insatisfação de clientes, baixa retenção de novos clientes ou reclamações de clientes “errados”. Muitas vezes, isso é causado por estar atraindo clientes “errados” para o seu negócio. Clientes errados são clientes que não são do interesse da sua empresa adquirir e que acabam trazendo mais problemas do que retorno financeiro e retorno de positivo de negócio.

Ao definirmos bem o seu cliente ideal e desdobrarmos isso em ações específicas para atrair os clientes “certos”, fazemos com que sua equipe esteja mais preparada para atender esse público específico, e sua comunicação fica mais assertiva para atrair as pessoas certas.

O primeiro passo para isso ser possível é definir, exatamente, quem é o cliente ideal que você quer atrair para a sua empresa:

  • Quem é o público-alvo da empresa?
  • Quem não é?
  • Quais os principais problemas que ele enfrenta?
  • Qual a faixa de renda dele?
  • Quais os seus objetivos?
  • Quais as principais regiões que ele reside?
  • Como ele faz para comprar o seu produto?
  • Etc

A partir da definição do público alvo (faixa de pessoas que se encaixam nos clientes que você procura), passamos para a etapa de construir a persona, que é a construção de um perfil ainda mais específico. Para facilitar a construção da persona, escolha um dos seus melhores clientes e liste as suas características: Nome, Idade, Renda estimada (nesse caso, um valor inteiro, ao invés de uma faixa de renda), marcas que ele compra, locais que ele frequenta, medos e sonhos, etc.

Caso você tenha dúvidas de como desenvolver isso na sua empresa, abaixo listamos algumas dicas para desenvolver isso de forma interna:

  1. Reúna pessoas chave da sua empresa (sócios, melhores funcionários, líderes, etc)
  2. Aplique com eles perguntas relevantes para saber quem eles mais gostam de atender, quem são os clientes mais lucrativos, quem são os clientes menos lucrativos, quem são os clientes que mais dão problemas, quais os clientes que estão mais satisfeitos
  3. Liste no máximo 3 perfis de pessoas que serão seu público alvo, descrevendo questões importantes como faixa de idade, gênero, localização, renda estimada, marcas mais apreciadas, comportamentos padrão, etc
  4. Após isso, construa personas para cada cliente ideal que sua empresa pretender atingir. Se limite a no máximo 3 personas, para evitar dispersar o foco da execução do trabalho
  5. Repasse as informações para seu departamento/parceiros de marketing e comercial para que eles busquem captar novos clientes com esse perfil e restrinjam o acesso para clientes fora desse perfil
  6. Faça mudanças no seu produto, se necessário
  7. Analise cada cliente atual e decida se mantém ou deve demitir alguns clientes.

Se você precisa de ajuda para estruturar seu cliente ideal, fale com a gente. Aqui, na Diferencial, estamos sempre atualizados e desenvolvendo novas ferramentas que geram resultados excelentes nos nossos clientes.

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