Muitos empresários se sentem resistentes ao receberem a sugestão de contratar uma consultoria. Em muitos casos, pensamos que estamos assinando nosso certificado de fracasso por precisar de uma ajuda profissional, como se tivéssemos falhado como empresários. Mas isso não é verdade!
Quando o empresário sente que há dificuldades em tirar os sonhos do papel, e transformá-los em um verdadeiro plano de ação da empresa, é o momento de pedir ajuda profissional. Novamente, isso não significa que VOCÊ não seja um bom profissional. Um dos fatores mais prováveis: problemas cotidianos te impedem de focar nos seus sonhos para o seu negócio.
É aí que entra a consultoria!
O valor da consultoria não está em apontar os erros ou dificuldades que sua empresa possui. Você provavelmente já sabe todos eles. O valor da consultoria está em como resolvê-los.
Toda vez que iniciamos (equipe Diferencial) a implantação dos nossos serviços em um novo cliente, percebemos que o cliente e sua equipe são muito bons no que fazem. Em geral, seus produtos e serviços possuem diferenciais que poderiam levar a empresa a outro patamar. Além disso, normalmente, os sócios possuem um dos 4 pilares da empresa muito forte.
Por exemplo: em alguns casos, a empresa é muito boa em vendas, mas possui dificuldades financeiras ou com pessoas. Em outros casos, a empresa é muito boa em vendas e financeiro, mas possui dificuldades com a produção e pessoas. Em outros casos, a empresa é um excelente local para trabalhar e fabrica produtos de excelência, mas possui dificuldades financeiras e vendas.
A consultoria existe para diagnosticar os problemas de forma detalhada e apresentar, para os empresários, opções de como resolver os problemas. Algumas consultorias param por aí, e a execução do plano será com você e sua equipe. Na Diferencial acreditamos que somente planejar não é suficiente. As micro e pequenas empresas precisam também de ajuda para executar o plano e acompanhar os resultados. Ajudamos nossos clientes de ponta a ponta, desde o planejamento, passando pela execução, verificação dos resultados e adaptações nos processos.
Mas, afinal, qual é o momento certo para contratar uma consultoria? A resposta é: SEMPRE! Em qualquer momento da história da sua empresa o conhecimento técnico externo (consultoria) será positivo para o presente, e para o futuro do seu negócio. Podemos mostrar:
- No estágio inicial da sua empresa: Para otimizar os recursos e o tempo do empreendedor.
- Quando estiver em crise: Para analisar e estabilizar o problema e iniciar a resolução.
- Quando estiver em situação estável: Para otimizar a estrutura interna para poder crescer.
- Em expansão: para poder crescer de forma sólida e sem imprevistos.
Algumas objeções comuns, que ouvimos no dia a dia da consultoria e que você não deveria ter:
“Não preciso de uma consultoria para dizer o que é o melhor para o meu negócio.”
Verdade. Provavelmente você já saiba qual a melhor direção que o seu negócio deve percorrer nos próximos anos. A grande diferença está em COMO sair do ponto A (situação atual) para o ponto B (sonhos e objetivos com o negócio). É nesse momento que a consultoria agrega valor ao seu negócio e COMPLEMENTA o conhecimento e expertise presente nas pessoas da empresa. Aqui na Diferencial jamais menosprezamos ou desconsideramos o conhecimento e pontos fortes já presentes dentro da equipe dos nossos clientes. Nossa função é POTENCIALIZAR esses conhecimentos e diferenciais para aproveitar ao máximo as oportunidades próprias de cada negócio.
“Será que estou pronto para receber uma consultoria? Preciso me organizar antes”
A função da consultoria é justamente ajudar a organizar a empresa para poder crescer. Não espere alcançar as condições ideais para aí sim utilizar os serviços de uma consultoria, pois isso poderá atrasar o crescimento da sua empresa e perder competitividade no mercado.
O único requisito para você poder utilizar os benefícios de uma consultoria (e muitas empresas não atendem a esse requisito) é estar aberto para as orientações e sugestões de mudanças que a consultoria irá sugerir.
“Entendi que preciso de uma consultoria, mas qual devo buscar?”
Isso vai depender do estágio da sua empresa e dos desafios que está enfrentando. Na Diferencial buscamos maximizar cada vez mais as soluções para as empresas, de forma que tenhamos uma parceria que dure 10, 20, 30 anos. Na maioria dos casos, nossos clientes necessitam de organização na parte financeira, marketing, vendas, produção e pessoas, mas temos também clientes que já estão iniciando sua gestão da inovação, transformação digital, captação de recursos para inovação, etc. Nesses casos, quando temos o conhecimento dentro da nossa equipe, auxiliamos nossos clientes dentro do próprio escopo já contratado (assinatura mensal). Quando o conhecimento foge do escopo que atuamos, temos uma rede de parceiros para ajudar nossos clientes a solucionar e vencer seus desafios. Uma coisa é certa: nunca deixamos nossos clientes “na mão”. Ajudamos de ponta a ponta a resolver seus problemas.
Precisa de ajuda para sair do ponto A e atingir o ponto B (seus sonhos com sua empresa)? Fale com a gente. Temos um módulo específico de planejamento estratégico para pequenas empresas, ideal para o seu negócio. Conheça o nosso trabalho clicando aqui.