Se o seu site representasse a qualidade do seu produto, como ele seria?
Muitas vezes a empresa possui produtos/serviços muito bons (que recebem elogios de clientes, inclusive!), mas quando um novo cliente encontra essa empresa na internet se depara com uma página com aparência muito inferior ao que a marca oferece.
E é aí que você precisa estar atento: se o seu produto é bom, de alta qualidade, isso precisa estar explícito em todos os pontos de contato do cliente com a sua empresa e seus produtos. Se o seu produto tem alto padrão, isso precisa transparecer no site da sua empresa, pois o site é o seu cartão de visitas na internet e também a primeira impressão que o cliente terá do seu negócio.
E quantas vezes temos a chance de dar uma 1ª impressão boa?
Somente 1 vez.
Portanto não a desperdice.
E quais são os problemas mais comuns que identificamos em sites?
• Informações desatualizadas;
• Visual desagradável: cores que não combinam, aparência que não está alinhada com o logo da marca, falta de atenção aos detalhes;
• Fotos ruins: com baixa resolução, por exemplo;
• Lentidão na abertura do site;
• Links que não funcionam: botões no site com links que não funcionam ou que estão desatualizados.
De que forma isso impacta o seu negócio?
1 cliente a mais para o seu concorrente
Se o seu potencial cliente acessa seu site e o botão de chamada para o whatsapp não está com o link funcionando, ele irá entrar em contato com a empresa que primeiro atender ao seu chamado. Outros pontos que podem levar o cliente a comprar do seu concorrente são a falta de informações detalhadas e de preço, dificuldade de navegação (os menus são intuitivos?)…
Você perde vendas
Se o seu potencial cliente começa a comprar do concorrente porque a sua empresa não tem um site com as informações que ele precisa, você está perdendo vendas. As pessoas são mais suscetíveis a comprar de empresas que têm presença na internet, porém se o seu site não cumpre com as expectativas desse potencial cliente, a presença digital não será um diferencial da sua marca.
Visual de baixa qualidade, produtos de baixa qualidade
Somos seres visuais, se o seu site não apresenta o produto/serviço de forma a enaltecer seus pontos fortes, o cliente não irá perceber a qualidade e estará interessado somente no menor preço que conseguir.
Para fugir destes problemas a solução é criar um site novo que represente o que a sua marca entrega através de seus produtos e serviços.
Para fazer isso você vai precisar:
• Desenho do site (páginas, identidade visual, imagens, links, etc);
• Contratar uma empresa de domínio e hospedagem: normalmente, ao contratar a hospedagem, as empresas já oferecem 1 ano de domínio grátis;
• Configuração do site: recomendamos utilizar o WordPress que é a plataforma “preferida” do Google, dessa forma toda a estratégia de marketing digital que venha a ser implementada no futuro terá melhor desempenho. Porém se você não se adaptar ao WordPress, também há a plataforma Wix que é intuitiva e de fácil configuração. O Wix é mais fácil de usar, porém tem uma limitação se você decidir trabalhar com anúncios.
• Manutenção, atualizações e melhoria contínua da qualidade = depois de o site estar pronto, a manutenção deverá ser feita periodicamente para que os mesmos problemas não voltem a aparecer.
Um dos benefícios de efetuar essas alterações no site é a maior visibilidade da empresa, tendo mais chances de aparecer no topo das pesquisas do Google mesmo sem pagar anúncios. Além disso, com um site bem construído as possibilidades de atrair novos clientes e converter visitantes do site em clientes também é maior.
Interação com as redes sociais deve ser um ponto a ser levado em consideração quando não se sabe se o site merece uma repaginada. Muitas vezes o cliente vê o perfil da empresa nas redes sociais e acessa o site através desses perfis para saber mais e conhecer melhor os produtos e serviços.
Aproveite a reformulação do site para melhorar as opções de contato presentes na sua página. Dependendo do tipo de produto/serviço que sua empresa oferece, é possível elencar algumas perguntas frequentes e disponibilizar respostas padrão que facilitam o contato do seu cliente com a sua empresa.
Construí um site novo para minha empresa, agora irei vender mais?
Não é bem assim! Assim como construir uma loja bonita em uma rua ou região sem fluxo de pessoas, ter um bom site sem ter um tráfego de pessoas acessando terá o mesmo efeito negativo. Nossa sugestão é que você não gaste todo seu orçamento de marketing na construção do site. Separe um valor para realizar tráfego pago (Google Ads e Facebook Ads, por exemplo) direcionando para o seu site e mantenha por, no mínimo, 6 meses. Temos visualizado um aumento considerável de vendas nos nossos clientes a partir da dupla Ótimo Site + Tráfego Pago.
Agora que você já entende a importância de um site para a estratégia da sua marca, entre em contato com a Diferencial! Para nossos clientes, temos uma rede de parceiros para indicar e construir seu site de forma completa e com alta qualidade. Fale com a gente que teremos prazer em te indicar um de nossos parceiros.