Apesar de ter se tornado um termo clichê atualmente, empatia é algo imprescindível para todos os empreendedores e empresários que pretendem vencer no seu segmento. Empatia envolve entender o que o cliente está precisando de fato, identificar pontos de melhoria nos produtos, atendimento e serviço e evitar julgamentos incorretos que, consequentemente, não ajudarão o seu cliente.
Como benefícios, empresários que tratam seus clientes e equipe com empatia encontram maior volume de clientes, aumento do ticket médio, aumento da taxa de retenção de clientes, aumento do volume e impacto das inovações lançadas no mercado, além de outros benefícios financeiros internos.
Uma vez que já conhecemos a definição, o que podemos fazer para termos mais empatia no atendimento ao cliente e elevar os resultados de vendas e lucro?
Abaixo listamos algumas dicas:
- Sempre que possível, se colocar no lugar do cliente e tente entender o ponto de vista dele sem fazer julgamentos;
- Observe sem preconceitos e pense o que sua empresa pode fazer para solucionar o problema dele;
- Faça pesquisas e questionários com seus clientes atuais e com o público em geral para entender as dores que sua persona enfrenta;
- Esteja sempre atento às dores dos clientes. São as dores deles que seu produto precisa resolver. É para resolver as dores deles que ele paga pelo seu produto ou serviço.
Se você precisa de ajuda para desenvolver a qualidade de atendimento da sua equipe e negócio, fale conosco. Podemos ajudar sua empresa a entender melhor seu cliente e desdobrarmos em um plano de melhorias. Aqui na Diferencial estamos sempre atualizados e desenvolvendo novas ferramentas que geram resultados excelentes nos nossos clientes.