A resposta é: os dois. Você não deve focar somente no faturamento, sem ter um propósito bem definido para todos da equipe, inclusive para você, sócio(a).
Para ganhar muito dinheiro há uma série de requisitos e complexidade. Um desses requisitos é conseguir criar um bom produto, outro é vender muito esse produto, outro é liderar pessoas pelo mesmo objetivo, e outro é ser persistente e resiliente. Mas, como fazemos um link certeiro entre todos eles? Através do propósito! Confira abaixo:
- Fica mais fácil criar um bom produto, quando estamos mais “apaixonados” por solucionar um problema;
- Fica mais fácil vender esse produto, quando para nós é muito óbvio que o nosso produto resolve um problema real;
- Fica mais fácil liderar pessoas, quando todo mundo entende a importância de cada atividade e função pelo bem maior;
- Fica mais fácil aguentar a pressão e os fracassos da trajetória do empreendedor, quando sabemos que estamos fazendo a coisa certa
Quando temos um propósito, tudo fica mais fácil e o dinheiro vem como consequência.
Mas, e o que acontece quando queremos apenas ganhar dinheiro, sem um motivo bem definido e explícito? Simples! Acompanhe os pontos abaixo:
- Fica mais difícil criar um produto ótimo, quando focamos excessivamente em baixo custo para elevar os lucros;
- Temos dificuldades em vender, e acabamos tentando empurrar um produto em nosso cliente;
- Temos dificuldades em liderar, porque ninguém entende exatamente a necessidade de cada função e acabam por não serem produtivos;
- Tendemos a desistir mais facilmente, porque tudo está dando errado e o dinheiro acabou rápido demais.
Deixamos, aqui, como sugestão de vídeo: Como os grandes líderes inspiram à ação, de Simon Sinek
Depois de ler até aqui, você concorda que não é “ou”, mas sim, “e”? É extremamente importante que essas duas vertentes se encontrem, e estejam sempre em sintonia.
Focar no propósito não é desconsiderar o dinheiro e a importância do financeiro dentro da gestão da empresa. É colocar o retorno financeiro como consequência de algo maior e mais impactante na sociedade. Não estamos aqui na Terra só para ser mais um. Estamos aqui para fazer a diferença.