Por que seu negócio precisa de uma consultoria?

“Conheça 6 motivos que farão você contratar uma consultoria”

Qual gestor nunca teve dúvidas sobre contratar um serviço de consultoria? Dúvidas como “será realmente positivo inserir alguém de fora na minha organização?”, ou “como alguém que não conhece os meus processos poderia me ajudar?”, além de outras diversas dúvidas sobre o impacto, ou sobre a confiabilidade de ter um consultor atuando dentro da organização. Isso é normal! O ser humano também é feito de incertezas, de insegurança sobre o desconhecido. Não que a consultoria seja algo novo no mercado de trabalho, mas, quando a organização nunca teve acesso a tal serviço, torna-se não conhecido pelos gestores e funcionários, causando certos sentimentos.

Além disso, é natural ao ser humano (principalmente, ao mais conservador) não conseguir admitir que não é possível abraçar o mundo sozinho, e que, por diversas vezes, é necessário um olhar diferente (e de fora) para conseguirmos encontrar o gargalo que atravanca os processos da organização.

Mas, afinal de contas, o que você ganha ao contratar uma consultoria? Abaixo, vamos listar 6 motivos que te levarão a optar por essa ajuda, que um consultor poderá proporcionar.

  1. Auxílio na TOMADA DE DECISÃO: No cotidiano de uma empresa existem desafios, e diversas decisões devem ser tomadas. Mas, qual será a mais adequada? De repente, você já passou por situações em que a decisão tomada não foi a mais assertiva, e talvez, o futuro da empresa ficou em risco. Ou, de repente, você simplesmente não tinha o conhecimento necessário para tomar uma decisão. É aí que a consultoria entra! Ela irá te ajudar a analisar dados de forma correta, e apresentará sugestões de forma concreta, para que você consiga tomar decisões da melhor forma possível (e sem medo de errar).
  2. REDUÇÃO de “incêndios” internos para os sócios resolverem: É fogo no parquinho! Essa é a frase que melhor define o cotidiano do empresário, pois ele passa resolvendo problemas, e isto é normal. Mas, atenção! O que não pode ser normal é a FREQUÊNCIA com que esses problemas acontecem, e a CAUSA de tais situações. Como assim? Se o mesmo problema acontece com frequência, significa que ele ainda não foi solucionado, e isto sim não é normal. Nesse ponto, a consultoria atuará de forma que esses problemas sejam solucionados de vez –  que nunca mais ocorram – e, da melhor forma possível. Melhoria contínua, treinamento e desenvolvimento de processos serão ações realizadas pela consultoria.
  3. EXPANSÃO da empresa: Está na hora de expandir a minha empresa, mas não sei por onde começar! Seja por oportunidades de mercado, seja por demanda, mas, em algum momento, você sentirá que existe espaço para crescimento da sua empresa, e é necessário que você o faça da maneira certa. Uma boa consultoria, com certeza, te ajudará a fazer de forma assertiva, através de uma modelagem financeira, projeção e de um planejamento passo a passo. O trabalho será elaborado em conjunto com os sócios, pensando tanto na parte estratégica, tática e operacional. Aqui, é crucial destacar que a estruturação da expansão deve ser feita a longo prazo, para que o seu negócio não se perca ao longo dela.
  4. Análise e visão do PONTO DE VISTA DO CLIENTE: Saia da caixa! Não é possível tocar o seu negócio apenas com a sua visão interna, é necessário conseguir entender o ponto de vista do seu consumidor final. Muitos gestores acreditam que a sua empresa é a melhor, e que o seu produto/serviço tem um grande destaque, quando, na realidade, essa não é a mesma visão do cliente. Nesse ponto, a consultoria tratá a visão do cliente – críticas e elogios – que, em alguns momentos, poderão doer em você (como dizem, a verdade dói). Mas, não desanime! Críticas são necessárias e podem ser muito construtivas. Elas serão norteadoras da sua remodelagem (empresa, processo, produto/serviço), para que haja maior eficiência, maior lucratividade e maior estabilidade.
  5. Visão de futuro e TENDÊNCIAS de mercado: Esteja atento! Dificilmente, com as demandas do dia a dia, o empresário consegue estar sempre atualizado sobre as tendências do mercado, sobre as possibilidades futuras, e isto afeta o andamento da organização, porque o mercado é muito instável e sofre constantes alterações. Por isso, você não pode ser pego de surpresa, você tem que estar atualizado e saber jogar com as informações disponíveis a seu favor. A consultoria te ajuda a prever e a planejar ações, para que você saiba como agir diante de determinados cenários, e/ou tentar evitá-los.
  6. DIAGNÓSTICO + PLANEJAMENTO + EXECUÇÃO + ACOMPANHAMENTO: É o PDCA dentro do seu cotidiano. É importante que você tenha os seus processos planejados e estruturados da forma mais adequada possível, e a consultoria te ajuda a solidificar tudo, tendo como base o método PDCA. No primeiro momento, é realizada uma análise inicial de como a empresa está (diagnóstico), após um planejamento, execução e acompanhamento, respectivamente. Tal processo (PDCA) é feito de forma recorrente no cliente, pela consultoria.

Depois de ler todos esses motivos, podemos concluir que a consultoria é uma verdadeira parceira de negócios da sua empresa, atuando como se fosse um sócio, mas sem o empresário precisar liberar capital para um novo entrante. A consultoria terá uma participação pela contratação desse “conhecimento”, e a forma de pagamento dessa participação será acordada logo no início. Mas, peraí, você entendeu direito? A consultoria é uma espécie de “sócio”, mas você não terá que dividir a sua empresa. Demais, não é mesmo?

Resumindo os benefícios da consultoria: economia de tempo e de recursos, no longo prazo.

A Diferencial Negócios te ajuda a resolver todos esses seis problemas que listamos acima, e diversos outros, ocasionando em crescimento da empresa, em profissionalização da gestão, em estruturação de processos, em lucratividade e em qualidade de vida dos sócios e dos funcionários.

Vamos adorar te ajudar a alcançar seus objetivos! Entre em contato através dos nossos canais de comunicação!

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