Vem chegando o fim de ano e o que mais vemos são dicas de organização. Faça uma lista de metas para o próximo ano, crie um calendário, coloque na agenda… Tá, tudo bem. Pensar estrategicamente nos próximos passos é importante, mas afinal o que você deve organizar? Por onde começar?
Antes de te ajudar com isso, gostaríamos de frisar que a organização e o planejamento acontecem durante todo o ano. Porém se você chegou ao fim de 2021 e percebeu que esse foi um ano difícil exatamente por conta da falta de planejamento, separamos aqui algumas dicas do que você precisa organizar na sua empresa para começar o próximo ano bem.
Afinal, para qualquer negócio, o próximo ano já começou!
1. Separe o caixa pessoal e o caixa da empresa
Essa é uma causa que sempre defendemos quando falamos sobre organização financeira aqui na Diferencial. A maior parte das pequenas empresas não separa o caixa pessoal (ou seja, o dinheiro de você, empreendedor) do caixa da empresa e esse é o primeiro passo para que a gente possa começar a organizar a gestão. Então, trace uma linha limite dessa mistura de “dinheiro” e se planeje para que isso não volte a acontecer em 2022.
2. Entenda que você não pode e não deve comprar estoque que não será utilizado nos próximos meses
É comum que você se depare com um bom desconto na compra de produtos ou matéria-prima quando comprados em maior quantidade. Entretanto, para que esse desconto efetivamente valha a pena para a sua empresa, você deve ter um horizonte de poucos meses para utilizá-lo. Comprar um estoque muito grande (que pode durar 1 ano às vezes!) é um erro pois isso compromete o seu fluxo de caixa.
3. Nem sempre comprar com desconto vale a pena. Priorize sempre o caixa da empresa, até mesmo acima do lucro
Nem sempre um desconto de 10% ou mais vale a pena, pois você fica sem caixa para pagar as contas do mês.
Antes de comprar em maior quantidade ou antecipar o pagamento para receber o desconto, considere o real benefício desse desconto para o seu fluxo de caixa. O desconto nem sempre vai valer a pena e se você estiver na dúvida entre comprometer o lucro ou o fluxo de caixa, comprometa o lucro.
4. Organize o marketing e a estrutura comercial da sua empresa
Vender de forma recorrente é um processo. Não adianta esperar que o seu cliente venha sozinho em 2022, você terá que correr atrás dele. É necessário pensar nas estratégias de marketing e na estrutura comercial da sua empresa para que o cliente passe pelo seu negócio de forma natural, que conheça o seu comércio online e efetue a compra. Comece a pensar nisso hoje mesmo!
5. Defina os objetivos da sua empresa em 2022 e tenha disciplina para trabalhar duro e alcançá-los
Quem falha ao planejar, planeja falhar. Defina os números (indicadores) que são mais importantes para o resultado do seu negócio e meça-os todas as semanas. Para cada indicador, defina uma meta e um plano de ação. Ao fazer isso você irá desdobrar um objetivo de longo prazo em metas de curto prazo e assim será mais fácil se manter dentro da rota.
Alguns exemplos de indicadores que você pode acompanhar: vendas semanais, faturamento semanal, evolução do saldo em caixa em relação à semana anterior, retorno financeiro de cada investimento feito nos últimos 6 meses, volume de produção semanal, rotatividade de funcionários, etc.
6. Revise o seu preço
Ainda em Janeiro, calcule o preço da matéria prima e o tempo de produção de cada produto e estime um aumento de preços dos seus fornecedores considerando a previsão de inflação do ano (de preferência, use o IGP-M como base, ao invés do IPCA). Com base nisso, revise a precificação de todos os seus produtos para entender se o valor que você está cobrando hoje realmente está correto. Essa revisão é necessária pois passamos por um ano com aumento de preço em todas as áreas e pode ser que o preço que você praticava no início de 2021 agora te dê prejuízo. É importante que todo o trabalho que está sendo feito na sua empresa não seja desperdiçado com um preço final incorreto nós seus produtos e que este preço também esteja alinhado com o que está sendo praticado no mercado.
7. Analise os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e ameaças ao seu negócio para 2022
Antes de dar início a um novo ciclo, pare e tenha uma visão ampla do seu negócio. Entenda para onde você quer que ele vá e o que precisa ser ajustado para chegar até lá. Defina objetivos e crie estratégias para alcançar esses objetivos. Mas não se esqueça, não adianta só sonhar. Durante o ano você terá que trabalhar duro para alcançar as suas metas.
8. Valorize os melhores da sua equipe e demita quem não está comprometido com seu negócio.
É extremamente importante valorizar a equipe e isso engloba muito mais do que pagar o churrasco de fim de ano ou dar um elogio. Valorizar é pagar um salário justo (e acima do valor de mercado, inclusive), treinar e desenvolver a sua equipe e respeitar os seus funcionários tanto como pessoas quanto como profissionais. Valorizar a equipe também passa por avaliar a performance de cada um para entender quem está comprometido com os objetivos do negócio e quem não faz mais sentido para a sua empresa. Se você está em dúvida sobre demitir um funcionário, busque um substituto no mercado, dê um último alerta ao funcionário atual e demita se ele não mudar da forma que você necessita.
9. Olhe a sua empresa como um todo
Gestão não é só organizar o financeiro da empresa. Você precisa organizar o marketing, o comercial, a equipe e a operação. Pense na empresa como um todo, de forma sistêmica. Quando a gestão de cada um dos pontos está alinhada, a empresa começa a andar sozinha e crescer de forma sólida.
10. Por fim, entenda que gestão não é coisa só de grandes empresas.
Toda grande empresa foi uma pequena empresa um dia, que fez a coisa certa e cresceu. Precisamos acabar com a crença de que a grande empresa é uma coisa e a pequena é outra. Nada impede que uma pequena empresa hoje se torne uma grande empresa no futuro, basta ela se organizar e fazer o que tem que ser feito. E isso passa por se preocupar com a gestão! Em resumo, você também pode e vai ficar milionário se fizer a coisa certa no seu negócio.
Essas foram as nossas dicas para os empreendedores que querem alcançar resultados melhores e organizar o seu negócio para começar 2022 com o pé direito.
Precisa de ajuda para planejar os próximos passos da sua empresa e fazer a coisa certa em 2022? Fale com a gente! Atuamos lado a lado dos nossos clientes para orientá-los e ajudá-los a alcançar os seus sonhos com seu negócio. Conheça o nosso trabalho clicando aqui.