O que faz uma consultoria estratégica?

Você, empresário, qual é o seu sonho? 

E se nós disséssemos que existe uma maneira de torná-lo realidade? É através da consultoria estratégica que isso acontecerá, e iremos te dizer como. Antes de mais nada, vamos ver um esquema básico da Diferencial:

ESTRATÉGIA – TÁTICA – OPERAÇÃO

Agora vamos à explicação. Inicialmente, a consultoria estratégica absorve o sonho do empresário (por mais surreal que possa parecer), e o torna em algo real, algo possível de ser executado, através de dados sólidos. E, para isso acontecer, é necessário que 11 passos sejam seguidos, são eles:

  1. Análise de mercado frequente: O ponto de partida é realizar a análise de mercado do cliente em questão. Dados como tendências, oportunidades, taxa de crescimento e custos envolvidos na operação são importantes para que haja uma visão do que poderá acontecer no curto, no médio e no longo prazo, naquele mercado. 
  2. Análise de cenários: Traçar cenários indicando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é o ponto chave dessa atividade. 
  3. Diagnóstico detalhado da empresa: Nesta atividade, a consultoria estratégica irá selecionar e analisar todos os dados atuais que a empresa tem em relação à sua performance, baseado nos indicadores e nas ferramentas que ela alimenta. Assim, será possível entender qual é a situação da empresa, em relação ao capital, às vendas, à produtividade e demais pontos importantes.
  4. Definição dos principais objetivos estratégicos para a empresa nos próximos anos, meses e semanas: Tendo feito tudo isso até aqui, a consultoria irá apresentar aos sócios o diagnóstico realizado, ressaltando pontos importantes em relação às atividades internas, e ao desempenho perante o mercado, através da apresentação da matriz SWOT.
  5. Projeções financeiras (modelagem) e definição de orçamento estratégico: A partir das ressalvas feitas, durante a apresentação anterior aos sócios, serão definidos os principais objetivos estratégicos da empresa. Destacamos, aqui, a importância de serem no máximo 3 os objetivos traçados (em um período entre 2 a 5 anos), para que a empresa consiga focar e consiga alcançar a meta. Com os 3 objetivos definidos, é necessário que eles sejam desdobrados em períodos (bimestres, trimestres, semestres, etc). Assim, esses objetivos, que são de longo prazo, começam a ter atividades de curto prazo, com o objetivo de cumpri-los e de realizar uma modelagem financeira (previsão de entradas e de saídas).
  6. Desdobramentos dos objetivos em indicadores, metas, projetos, responsáveis, orçamento e prazos: Tendo um orçamento estratégico estabelecido, a consultoria o dividirá em orçamentos por áreas da empresa, definindo metas que deverão ser cumpridas pelas equipes. É o famoso “budget” que muitos coordenadores de equipe falam.
  7. Apoio aos sócios no início do projeto e orientações aos responsáveis: Depois de dividir o orçamento por áreas e de estabelecer quais são as metas de cada equipe, a consultoria prestará total apoio aos sócios e responsáveis do projeto, para que tudo seja desenvolvido da melhor forma possível.
  8. Acompanhamento estratégico: Por acompanhamento estratégico, entende-se: realização de reuniões de acompanhamento. Agora, não é mais necessário que a consultoria realize reuniões estratégicas, pois estas estão incluídas nas atividades iniciais. O importante das reuniões de acompanhamento é verificar o andamento das ações, e ir ajustando o que for necessário.
  9. Mentoria aos gestores da empresa: Em conjunto com as reuniões de acompanhamento, inicia-se o trabalho de mentoria, através de orientações e de sugestões em relação aos processos, com o objetivo de aproximar as áreas do atingimento das metas.
  10. Aproximação da empresa com parceiros estratégicos do mercado: Concomitantemente a todos os passos citados até aqui, a consultoria fará um trabalho via networking, realizando aproximação com outros empresários (parceiros estratégicos), que impulsionarão o atingimento das metas. 
  11. Auxílio no diagnóstico e resolução de problemas, expansão da empresa, direcionamento estratégico, etc: Por fim, mas não menos importante, é o auxílio que a consultoria continuamente ao longo de todo o trabalho junto com o cliente. Sempre dando orientações e sugestões para os mais diversos cenários que aparecerão.

Então, resumindo: em um primeiro momento, a consultoria tem o papel estratégico de direcionamento da empresa (é a parte mais trabalhosa de todo o projeto, ufa!), e, ao longo do tempo, a consultoria vai mantendo esse trabalho, fazendo com que a empresa não se perca em relação aos objetivos inicialmente traçados.

Voltando naquele nosso esquema:

ESTRATÉGIA (1º parte)  – TÁTICA (2º parte) – OPERAÇÃO (3º parte)

Não adianta ser bom só na estratégia, só na tática ou só na operação: sua empresa precisa ser boa nos três níveis. Aqui na Diferencial fazemos um trabalho completo de consultoria estratégica, desde o mapeamento e planejamento iniciais, até o suporte e orientação de cada equipe para você alcançar seus objetivos com seu negócio. O seu sonho não fica apenas no papel, ele se torna realidade. 

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