O cenário é aquele que você já conhece: você tem o produto mas o cliente não aparece.
Muitas empresas possuem produtos e serviços de excelente qualidade, porém não trabalham suas ações de marketing para que os consumidores conheçam a marca. É o velho ditado: quem não é visto não é lembrado!
Para melhorar a posição da sua marca na mente dos clientes, não tem jeito: você precisa melhorar a propaganda do seu produto. Sabemos que para quem está começando o investimento em marketing (ou mais popularmente, em propaganda) muitas vezes parece sonho distante. Mas e se a gente te dissesse que você pode desenvolver o seu marketing investindo pouco?
Parece conversa de vendedor, mas é real. Separamos aqui 7 dicas para você melhorar as suas ações de marketing investindo pouco ou quase nada.
- Tenha um produto excelente e melhor que as opções do mercado
Esta dica é a regra básica para começar e poder desenvolver todos os outros pontos desta lista. Se o teu produto não é no mínimo igual aos outros (e se for igual, a sua empresa está fadada a brigar por preço com seus concorrentes) o cliente não terá motivos para comprar de você.
O seu produto deve ser bom o suficiente e de preferência melhor que as outras opções para que estimule o cliente a testá-lo e a comprar ao longo do tempo.
- Ofereça cupons de descontos para as primeiras compras (se for o caso)
Esta dica não se aplica a todos os públicos, pois se o seu cliente ideal faz parte das classes A ou B os cupons terão impacto limitado e ainda podem “danificar” a imagem da sua empresa. Porém, se o seu público-alvo é voltado para pessoas das classes média e baixa, a disponibilização de cupons para primeira compra ou para indicação pode ter um ótimo resultado.
A oferta de cupons de desconto é um ótimo recurso mesmo que o seu produto tenha o preço de acordo com a média do mercado. Em muitos casos é vantajoso colocar o preço um pouco mais acima para que após aplicação do desconto o valor fique de acordo com a média dos concorrentes.
No momento da primeira compra, ter à disposição um cupom de desconto pode ser o empurrão final para que o cliente feche a compra. É por conta disso que a experiência do cliente deve ser preocupação constante no seu negócio: ao conquistar o cliente, você deve trabalhar duro para que ele volte sempre.
Muito importante! Ao calcular o valor do cupom de desconto, não esqueça que você não deve ter prejuízo para efetuar a venda. Disponibilize um cupom que, no mínimo, cubra seus custos.
- Faça parcerias
“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza chega mais longe”
Para melhorar o marketing da sua empresa, não tenha medo (e nem vergonha) de buscar parcerias com outras empresas. Mas lembre-se: assim como você não começa uma amizade com pessoas aleatórias, a procura de empresas para parcerias também deve obedecer certos critérios. Procure empresas com um perfil de cliente parecido com o seu e efetivamente construa um relacionamento. Entre em contato por meio das redes sociais ou até mesmo através de visita presencial e proponha parcerias e trocas.
Há diversos tipos de parcerias que podem ser propostos, tais como:
- Indicação de clientes com a vantagem do recebimento de desconto;
- Venda de produtos/serviços em formato de combo
O grande objetivo da parceria é a troca de clientes. Esta prática é muito comum no mercado e gera resultados significativos.
- Use Micro Influenciadores
A TV é um canal utilizado há muito tempo para divulgação de grandes marcas e com as redes sociais, agora as pequenas empresas também têm a possibilidade de usar os influenciadores para divulgar o seu negócio. A divulgação através de influenciadores muitas vezes dá mais resultado porque a indicação vinda de uma pessoa que o cliente confia vale mais do que a propaganda na TV.
Na hora de buscar o influenciador ideal para fazer propaganda do seu produto, não caia na armadilha de tentar buscar o maior influenciador daquela área porque com certeza os custos para a divulgação serão muito altos. Ao invés disso, procure micro influenciadores (com 3 ou 4 mil seguidores) que tenham um público parecido com o seu e que também apresenta taxas de engajamento altas. Muitas empresas e influenciadores compram seguidores, então vale a pena dar uma olhada na quantidade de curtidas das postagens e também fazer um teste para ver se esse gasto realmente vai resultar em vendas.
Antes de firmar a parceria, defina bem o escopo do projeto, entregas e forma de pagamento. Após início da parceria, acompanhe os resultados e cobre para que ambas as partes cumpram sua parte no acordo.
- Marketing boca a boca (indicações)
Você não pode controlar o marketing boca a boca, mas não há dúvidas de que ele é o melhor para conquistar mais clientes. As indicações vão depender muito da energia do empreendedor e também da qualidade do produto/serviço porque afinal a gente só indica o que gosta, correto?
A oferta de um produto/serviço EXCELENTE é fator primordial para que a sua marca caia nas graças (e nas indicações) dos clientes. Se você não possuir isso, a sua empresa dificilmente será indicada. Assim como nos cupons de desconto, o pós-venda será o fator primordial para retenção dos clientes que vierem por meio de indicação.
É comum que o negócio comece bem, mas que acabe se perdendo ao longo do tempo porque a demanda aumenta e o empreendedor não consegue manter a qualidade que entregava no início. Aí começam os atendimentos ruins e falhas. Pesquisas demonstram que o impacto de uma reclamação para uma marca é muito maior do que o impacto de um elogio. Então todo cuidado é pouco no momento de tratar reclamações. É primordial que os problemas sejam resolvidos de forma rápida e transparente, diminuindo ao máximo o impacto de uma má experiência com a sua marca.
- Ofereça presentes/estímulos para indicações
Uma das formas de trabalhar o marketing boca a boca, é através da oferta de presentes/estímulos para indicações. Você pode estabelecer também um programa de fidelidade mais estruturado ou mesmo uma promoção em que a cada X compras o cliente ganha um brinde ou desconto.
Vale lembrar que a oferta de presente ou brindes não precisa ser necessariamente onerosa, muitas vezes o envio de uma carta que acompanhe o produto pode ser fator relevante para que o cliente se sinta valorizado. A regra aqui é surpreender o cliente com algo que ele não esperava receber.
- Faça testes e erros pequenos (pouco investimento)
No início você não tem capital para fazer grandes investimentos. Mas você não deve deixar de testar as possibilidades para o seu negócio mesmo com limitações de recursos. Você deve testar constantemente as suas ideias e ver quais se adequam melhor ao seu público. Erre pequeno (investindo pouco) para que possa investir futuramente nas ideias que tiveram os melhores resultados.
Se você ainda não sabe qual a melhor estratégia de marketing para adotar no seu negócio, entre em contato com nossos consultores e tenha um plano personalizado para a sua empresa. A Diferencial acredita que ótimos produtos merecem ótima gestão!