Marketing Digital: Como vender mais investindo pouco

O cenário é aquele que você já conhece: você tem o produto mas o cliente não aparece.

Muitas empresas possuem produtos e serviços de excelente qualidade, porém não trabalham suas ações de marketing para que os consumidores conheçam a marca. É o velho ditado: quem não é visto não é lembrado! 

Para melhorar a posição da sua marca na mente dos clientes, não tem jeito: você precisa melhorar a propaganda do seu produto. Sabemos que para quem está começando o investimento em marketing (ou mais popularmente, em propaganda) muitas vezes parece sonho distante. Mas e se a gente te dissesse que você pode desenvolver o seu marketing investindo pouco? 

Parece conversa de vendedor, mas é real. Separamos aqui 7 dicas para você melhorar as suas ações de marketing investindo pouco ou quase nada.

  1. Tenha um produto excelente e melhor que as opções do mercado

Esta dica é a regra básica para começar e poder desenvolver todos os outros pontos desta lista. Se o teu produto não é no mínimo igual aos outros (e se for igual, a sua empresa está fadada a brigar por preço com seus concorrentes) o cliente não terá motivos para comprar de você.

O seu produto deve ser bom o suficiente e de preferência melhor que as outras opções para que estimule o cliente a testá-lo e a comprar ao longo do tempo.

  1. Ofereça cupons de descontos para as primeiras compras (se for o caso)

Esta dica não se aplica a todos os públicos, pois se o seu cliente ideal faz parte das classes A ou B os cupons terão impacto limitado e ainda podem “danificar” a imagem da sua empresa. Porém, se o seu público-alvo é voltado para pessoas das classes média e baixa, a disponibilização de cupons para primeira compra ou para indicação pode ter um ótimo resultado. 

A oferta de cupons de desconto é um ótimo recurso mesmo que o seu produto tenha o preço de acordo com a média do mercado. Em muitos casos é vantajoso colocar o preço um pouco mais acima para que após aplicação do desconto o valor fique de acordo com a média dos concorrentes. 

No momento da primeira compra, ter à disposição um cupom de desconto pode ser o empurrão final para que o cliente feche a compra. É por conta disso que a experiência do cliente deve ser preocupação constante no seu negócio: ao conquistar o cliente, você deve trabalhar duro para que ele volte sempre.

Muito importante! Ao calcular o valor do cupom de desconto, não esqueça que você não deve ter prejuízo para efetuar a venda. Disponibilize um cupom que, no mínimo, cubra seus custos.

  1. Faça parcerias

“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza chega mais longe”

Para melhorar o marketing da sua empresa, não tenha medo (e nem vergonha) de buscar parcerias com outras empresas. Mas lembre-se: assim como você não começa uma amizade com pessoas aleatórias, a procura de empresas para parcerias também deve obedecer certos critérios. Procure empresas com um perfil de cliente parecido com o seu e efetivamente construa um relacionamento. Entre em contato por meio das redes sociais ou até mesmo através de visita presencial e proponha parcerias e trocas. 

Há diversos tipos de parcerias que podem ser propostos, tais como:

  • Indicação de clientes com a vantagem do recebimento de desconto;
  • Venda de produtos/serviços em formato de combo

O grande objetivo da parceria é a troca de clientes. Esta prática é muito comum no mercado e gera resultados significativos. 

  1. Use Micro Influenciadores

A TV é um canal utilizado há muito tempo para divulgação de grandes marcas e com as redes sociais, agora as pequenas empresas também têm a possibilidade de usar os influenciadores para divulgar o seu negócio. A divulgação através de influenciadores muitas vezes dá mais resultado porque a indicação vinda de uma pessoa que o cliente confia vale mais do que a propaganda na TV. 

Na hora de buscar o influenciador ideal para fazer propaganda do seu produto, não caia na armadilha de tentar buscar o maior influenciador daquela área porque com certeza os custos para a divulgação serão muito altos. Ao invés disso, procure micro influenciadores (com 3 ou 4 mil seguidores) que tenham um público parecido com o seu e que também apresenta taxas de engajamento altas. Muitas empresas e influenciadores compram seguidores, então vale a pena dar uma olhada na quantidade de curtidas das postagens e também fazer um teste para ver se esse gasto realmente vai resultar em vendas. 

Antes de firmar a parceria, defina bem o escopo do projeto, entregas e forma de pagamento. Após início da parceria, acompanhe os resultados e cobre para que ambas as partes cumpram sua parte no acordo. 

  1. Marketing boca a boca (indicações)

Você não pode controlar o marketing boca a boca, mas não há dúvidas de que ele é o melhor para conquistar mais clientes. As indicações vão depender muito da energia do empreendedor e também da qualidade do produto/serviço porque afinal a gente só indica o que gosta, correto? 

A oferta de um produto/serviço EXCELENTE é fator primordial para que a sua marca caia nas graças (e nas indicações) dos clientes. Se você não possuir isso, a sua empresa dificilmente será indicada. Assim como nos cupons de desconto, o pós-venda será o fator primordial para retenção dos clientes que vierem por meio de indicação. 

É comum que o negócio comece bem, mas que acabe se perdendo ao longo do tempo porque a demanda aumenta e o empreendedor não consegue manter a qualidade que entregava no início. Aí começam os atendimentos ruins e falhas. Pesquisas demonstram que o impacto de uma reclamação para uma marca é muito maior do que o impacto de um elogio. Então todo cuidado é pouco no momento de tratar reclamações. É primordial que os problemas sejam resolvidos de forma rápida e transparente, diminuindo ao máximo o impacto de uma má experiência com a sua marca. 

  1. Ofereça presentes/estímulos para indicações

Uma das formas de trabalhar o marketing boca a boca, é através da oferta de presentes/estímulos para indicações. Você pode estabelecer também um programa de fidelidade mais estruturado ou mesmo uma promoção em que a cada X compras o cliente ganha um brinde ou desconto. 

Vale lembrar que a oferta de presente ou brindes não precisa ser necessariamente onerosa, muitas vezes o envio de uma carta que acompanhe o produto pode ser fator relevante para que o cliente se sinta valorizado. A regra aqui é surpreender o cliente com algo que ele não esperava receber. 

  1. Faça testes e erros pequenos (pouco investimento)

No início você não tem capital para fazer grandes investimentos. Mas você não deve deixar de testar as possibilidades para o seu negócio mesmo com limitações de recursos. Você deve testar constantemente as suas ideias e ver quais se adequam melhor ao seu público. Erre pequeno (investindo pouco) para que possa investir futuramente nas ideias que tiveram os melhores resultados. 

Se você ainda não sabe qual a melhor estratégia de marketing para adotar no seu negócio, entre em contato com nossos consultores e tenha um plano personalizado para a sua empresa. A Diferencial acredita que ótimos produtos merecem ótima gestão!

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