Faturamento é ego, Lucro é conceito, Caixa é rei e Diferencial é sucesso

Faturamento, vendas, lucro, fluxo de caixa. Qual a diferença entre eles?

Você já deve ter se perguntado o que realmente é importante no momento de avaliar os resultados do seu negócio. Normalmente, quando iniciamos em um novo cliente, inserimos uma série de números e gráficos para acompanhar o desempenho da empresa, porém muitas vezes fica difícil para os empresários priorizarem o que deve ser feito primeiro. Abaixo vamos explicar um pouco melhor essas nomenclaturas e quais as mais importantes em cada momento.

  • Vendas: é o indicador de entradas de encomendas para dentro da empresa. É o início de todos os resultados da empresa e, em uma empresa em estágio inicial, deve ser o indicador mais importante para ser observado. Lembramos sempre os nossos clientes que “somente vender bem não é suficiente, é preciso entregar aquilo que foi vendido.”
  • Faturamento: Uma vez que a encomenda foi inserida para dentro da empresa, o passo agora é produzir e entregar aquilo que foi combinado. Aqui na Diferencial usamos muito esse indicador como referência do sucesso da empresa, pois trabalhamos pela expansão dos nossos clientes e o faturamento é um dos indicadores mais importantes para acompanhar a expansão. Nenhuma empresa cresce e expande sem elevar consideravelmente seu nível de faturamento. Significa que a empresa está vendendo mais e entregando tudo que foi prometido. É importante lembrar, entretanto, que “somente faturar bem não é suficiente, é preciso gastar menos do que foi faturado”.
  • Lucro: Uma vez que o nível de faturamento deixa de ser um ponto de atenção dentro da estratégia da empresa, passamos a olhar com maior atenção para o lucro absoluto (em reais) e a margem líquida de lucro. Podemos entender o lucro com o mesmo papel que a água possui para o corpo humano: conseguimos passar algum tempo sem beber água, mas dificilmente nos manteremos vivos se ficarmos muitos dias sem beber água. Para garantirmos que o negócio tenha um lucro positivo e adequado ao seu mercado, precisamos olhar, de forma resumida, para os percentuais de gastos com deduções do faturamento (impostos, comissões, taxas de cartão, etc.), custos de produção, gastos com pessoal, despesas com vendas e despesas administrativas. Cada segmento possui uma margem de lucro adequada, porém, de maneira geral, podemos ter como margem mínima de lucro o valor de 10%. Em geral, quando as empresas alcançam essa margem elas conseguem se manter estáveis. O foco passa a ser então sobre como elevar essa margem ao longo do tempo. É importante lembrar, entretanto, que “somente lucrar bem não é suficiente, é preciso garantir que o saldo em caixa da empresa esteja sempre crescendo”.
  • Fluxo de caixa: É o saldo líquido entre as entradas (recebimentos) e saídas (pagamentos) do caixa. Na maior parte das pequenas empresas, esse é o indicador mais importante e deve ser acompanhado consistentemente. Podemos entender o fluxo de caixa como o oxigênio para o corpo humano: se pararmos de receber dinheiro, a empresa para em poucos dias. Nesse sentido, o ideal é sempre manter o capital de giro disponível para alguns meses de operação, para que a empresa fique menos vulnerável às variações do mercado.

Apresentados todos os conceitos, costumamos dizer que Faturamento é ego, Lucro é conceito, Caixa é rei, Diferencial é sucesso.

Faturamento é ego porque demonstra o crescimento da empresa, mas apenas crescer sem respectivo retorno financeiro é algo incorreto.

Lucro é conceito porque o cálculo do lucro dificilmente “bate” com os números do saldo em caixa da empresa, uma vez que utiliza o regime de competência ao invés do regime de caixa. O lucro deve ser usado apenas como uma métrica de desempenho financeiro-operacional da empresa.

Caixa é rei porque ele é que define se a empresa investirá em marketing, em uma nova fábrica ou se será necessário demitir colaboradores para os números fecharem no final do mês.

Mas e o diferencial? Por que ele é sucesso?

O diferencial acontece quando todas essas métricas são vencidas juntas. Quando temos crescimento de faturamento, lucro e fluxo de caixa ao mesmo tempo, temos uma situação propícia para a empresa crescer de forma sólida e consistente. O diferencial acontece quando a empresa encontra os seus pontos fortes e de diferenciação em relação a todas as outras empresas. Quando encontra aquilo que torna ela única no mercado. Dificilmente teremos um diferencial sólido sem faturamento, sem lucro ou sem caixa.

Aqui na Diferencial te ajudamos a fazer essa transição até encontrar e escalar o seu diferencial. Conte com a gente para o crescimento do seu negócio.

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