Entenda a diferença e a Importância de OKR e KPI

Você que nos acompanha sabe que falamos bastante sobre teoria, prática e, principalmente, o embasamento em dados para a tomada de decisão. Nessa questão, existem duas ferramentas que ajudam muito o empresário na tomada de decisões e no acompanhamento do negócio no dia a dia. Estamos falando dos OKRs e dos KPIs (não gostamos muito de usar termos em inglês, mas nesse caso é importante você conhecer os termos em inglês. Será muito mais fácil pesquisar mais sobre esse tema na internet com os termos em inglês

“As organizações vencedoras precisam concentrar a artilharia em menos alvos.”

  – Larry Page

OKR significa Objective and Key Results (Objetivos e Resultados Chave, em uma tradução livre). John Doerr, que escreveu um livro falando sobre a metodologia dos OKRs, “OKR é uma metodologia de gestão que ajuda a garantir que a empresa concentre esforços nas mesmas questões importantes em toda a organização.” Os objetivos são “o que queremos”, os KRs (Key Results) são o indicador “se estamos atingindo” e as iniciativas são “o que faremos para atingir”. Aqui na Diferencial trabalhamos sempre usando os OKRs como referência para os projetos que sugerimos e executamos nós clientes, pois eles sempre precisam estar vinculados a um Key Result estratégico da empresa. Se não, esse projeto não é importante no momento e não precisa ser executado.

Uma vez entendido sobre os OKRs, precisamos agora entender sobre os KPIs e qual a relação deles com os OKRs.
KPI significa Key Performance Indicator (ou indicador chave de performance). Eles são uma maneira muito comum de medir como uma empresa está crescendo como um todo, além de manter as equipes responsáveis por estas métricas.
No contexto de KPIs e OKRs, os KPIs são as métricas que a empresa irá acompanhar ao longo do tempo e servirão como relógio para análise do desempenho do negócio. Alguns KPIs, em algum momento, serão utilizados nos KRs da empresa, para acompanhar um objetivo estratégico.

Exemplo:

Objetivo: Elevar o tamanho da empresa
KR1: alcançar faturamento de R$ 100k por mês
KR2: Recrutar 10 novos colaboradores
KR3: Elevar margem de lucro líquido de 20% para 30%

KPIs:
• Faturamento bruto
• Quantidade de colaboradores
• Lucro líquido
• Lucro operacional
• Turnover (rotatividade de funcionários)
• Quantidade novos clientes
• Tempo médio de retenção de clientes

Definir OKRs e KPIs para o seu negócio lhe trarão muito mais clareza para o desempenho do seu negócio e sobre a estratégia da empresa (mesmo que ela ainda não esteja tão clara e definida.

Se você precisa de ajuda para definir os próximos passos para o seu negócio e parceria para alcançar os objetivos, conte com a gente!

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