Empresa pequena também precisa inovar

Um cenário recorrente é: micro e pequenas empresas que ficam estagnadas em vendas, sem crescimento e sofrendo cada vez mais com seus concorrentes. Mas, então, por que vemos pequenos empreendedores crescerem da noite pro dia?

Na verdade, não é da noite para o dia, não! É que eles começaram pequenos, viram oportunidades e apostaram nelas. Assim, quando eles alcançaram um nível de crescimento notório para o mercado, e para os seus concorrentes, ficaram no radar de todos, inclusive dos consumidores. Por isso, dá a ideia de um crescimento repentino, mas não foi assim que a jornada dessa micro e pequena empresa aconteceu. Até porque, se você lembrar dos nossos textos anteriores, você já sabe que sem planejamento, não tem como a empresa perdurar por muito tempo.

Mas o que isso tudo tem a ver com a inovação? TUDO! Quando as micro e pequenas empresas estagnam suas vendas, significa que não houve inovação em produto/serviços, ou até mesmo no seu processo produtivo.

E o que faz as micro e pequenas empresas estagnarem as suas vendas? Acontece que, por um período de tempo, as vendas foram ótimas devido ao processo produtivo adotado, ou devido ao próprio produto/serviço ofertado, anteriormente. Entretanto, após um tempo, eles ficaram ultrapassados, mas a empresa não notou, ou não quis apostar no incerto, já que o que ofereciam proporcionava certos resultados. E é aí que aparece o perigo para a empresa e, consequentemente, oportunidades para os concorrentes. O consumidor sempre tem uma nova demanda e torna-se mais exigente ao longo do tempo, e as empresas que não acompanham as tendências de mercado, ficam para trás.

Além dos fatores externos (concorrência e consumidores), também podemos citar um fator interno, que dá sinais de necessidade de inovação para as micro e pequenas empresas: a produtividade! Quando a produtividade fica estagnada no mesmo nível, ou até mesmo baixa seu nível, é um alerta de necessidade de inovação, seja em processos, seja em maquinários/materiais utilizados, ou até mesmo em relação à própria equipe. Os gestores não podem deixar a produtividade estagnada porque, além dos fatores externos que citamos nos parágrafos acima, a falta de motivação dos funcionários, ou aquele famoso funcionário “acomodado” estarão muito presentes, funcionando como uma âncora presa, que força o barco a continuar no mesmo lugar e afastando os bons funcionários do seu time.

Para resumir tudo o que dissemos até aqui, montamos um esquema para você:

Mas, atenção! Lembra que no início desse texto falamos que as micro e pequenas empresas que se tornaram verdadeiros casos de sucesso e, por muitas vezes, grandes empresas, não crescem da noite para o dia? Pois bem, é isso mesmo! Para que você consiga solucionar um caso de estagnação de inovação, e consequentemente, transformar prejuízo em lucro, é necessário que as mudanças comecem a acontecer de forma concisa, sem interrupções. Planejamento, foco e resiliência, sem afobação.

A Diferencial pode te ajudar a resolver essa questão. Inclusive no que tange às atualizações e às tendências do seu nicho de mercado, para que a sua empresa consiga se adaptar às mudanças. E, para isso, existem algumas formas de realizá-lo:

  • Gestão Estratégica e Tática da Inovação do Cliente: deve-se analisar a estratégia da empresa, e conseguir entender o que pode ser aprimorado/inovado a partir daí, para atingir os objetivos. A partir disso, o processo de inovação daquela empresa será estruturado
  • P&D: setor interno da empresa, que será responsável para testar as ideias e manter uma boa equipe focada em testes e desenvolvimento de produtos.
  • Inovação aberta: as empresas trazem ideias de fora, através de pessoas que não estão dentro da organização (consumidores, fornecedores, parceiros, concorrentes).
  • Tecnologia: não é obrigatoriamente necessário que haja tecnologia para inovar, mas ela auxilia e MUITO os processos. Transformação digital, inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas são alguns recursos tecnológicos que podem ser utilizados no processo produtivo para que a empresa consiga expandir sua atuação.

Lembre-se: inovação também é sinônimo de crescimento, de visibilidade, de expansão, de rentabilidade e de notoriedade dentro do mercado, no qual a empresa está inserida. É importante que ela esteja inserida no contexto organizacional, para que haja constantes resultados positivos.

Entre em contato conosco!

Temos soluções completas para ajudar no seu negócio.

Escanear o código