Em qual rede social a sua marca deve estar presente?

Sua marca precisa estar no Instagram (ou em qualquer outra rede social)?

Muitos empresários possuem dúvidas se sua marca necessita, de fato, estar presente nas redes sociais. Se você é um deles, saiba que este artigo não irá defender a volta da era das páginas amarelas, mas sim mostrar a importância das redes sociais para a estratégia da sua marca. 

Já vimos anteriormente a importância do site  e as redes sociais são um complemento à presença digital que a sua marca é obrigada a ter nos dias atuais para continuar competindo no mercado. 

A título de comparação, trazemos aqui 2 dados que falam por si só:

  1. Número de usuários ativos no Facebook: 2,85 bilhões
  2. Número de habitantes do Planeta Terra (em 2020): 7,753 bilhões

Se pensarmos que 1 a cada 3 pessoas no MUNDO está presente em uma única rede social, fica fácil entender porque a sua empresa deve estar presente em pelo menos 1 delas. Quando falamos de redes sociais, estamos nos referindo a diversos canais onde ocorrem interações entre pessoas, empresas, marcas e plataformas de negócios.

Mas em qual rede social a sua marca deve estar presente?

A rede social em que sua empresa deve estar vai depender da sua estratégia de marca e também do seu tipo de negócio e do perfil de cliente. Em geral, é necessário estar presente em alguma das redes sociais que listamos abaixo, porém preste bem atenção sobre qual canal escolher para otimizar seu retorno sobre o investimento (sim, marketing é investimento, e não uma despesa).

Confira o perfil de algumas redes sociais e avalie qual se encaixa melhor para o seu negócio:

1 – Facebook: 

Uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, tem uma grande quantidade de pessoas cadastradas e ativas (como vimos anteriormente). É ideal quando seu público é mais adulto e conservador. 

Pode ser utilizado tanto para vendas pessoa física em geral como para vendas para micro e pequenas empresas. Por possuir mais pessoas cadastradas será necessário prestar maior atenção ao segmentar o público na hora de investir em tráfego pago (anúncios), sob o risco de desperdiçar dinheiro captando clientes errados para o seu negócio. 

2 – Instagram: 

Em alta e com cada vez mais usuários, é uma rede social que vem substituindo o Facebook em termos de tempo de uso dos usuários. É mais utilizada para imagens e vídeos rápidos (como por exemplo reels e publicação de stories). 

Tende a fazer mais sentido se sua marca vende para pessoas físicas e, preferencialmente, quando o seu produto é comprado com base no desejo que gera no cliente. Dificilmente você conseguirá vender um serviço extremamente complexo através do Instagram.

3 – Linkedin: 

O Linkedin é uma rede social corporativa. Se sua empresa vende produtos e serviços para outras empresas, esta rede provavelmente fará mais sentido, principalmente se essas empresas forem de porte médio e grande. 

Através da plataforma é possível encontrar os principais colaboradores e gestores de seu potencial cliente e enviar uma mensagem para iniciar o processo de prospecção.

4 – Youtube: 

Ideal para casos onde a venda é altamente complexa, como a venda de uma máquina, por exemplo. Nesses casos, o Youtube leva vantagem por ser uma das melhores plataformas de vídeos atualmente, permitindo que seu cliente visualize o produto em ação e possa entender como funciona. 

Em muitos casos, você receberá uma pergunta de “quanto custa?” nos comentários. 

O Youtube também é bastante acessado pelo público infantil, podendo ser um excelente canal de vendas e marketing caso você venda produtos para crianças e adolescentes.

5 – Tik Tok: 

Plataforma chinesa em ascensão. 

O Tik Tok é uma rede social de vídeos curtos que explodiu em número de usuários em 2020. Atualmente conta com cerca de 732 milhões de contas ativas e os números só crescem. Ideal para venda de produtos e serviços para adolescentes e pais. 

6 – Twitter: 

Plataforma que vem competindo com os grandes jornais no mundo em velocidade de notícias, informações e troca de conteúdo. É ideal se sua empresa está vinculada a notícias rápidas e “urgentes”. 

7 – E-Sports: 

Ainda pouco conhecido pelas empresas, os e-sports são os jogos online onde os usuários jogam e interagem entre si. Ainda é pouco explorado para fins comerciais, mas possui um grande potencial de crescimento e o poder de incorporar a gamificação ao marketing – tendência cada vez mais presente para a venda de produtos e serviços. 

Um exemplo de uso comercial foi o lançamento exclusivo de uma música pelo DJ Alok no jogo Free Fire. 

Além dessas redes sociais, existem outras que podem suprir as suas necessidades – tais como Pinterest, Twicth…

Vale a pena estar atento ao que cada uma pode lhe oferecer e, principalmente, diversificar o seu uso, estando presente em 2 ou 3 das listadas acima. Quase todas as plataformas acima oferecem a opção de anúncios patrocinados, o que também é uma vantagem na hora de vender produtos nas redes sociais.

De qualquer forma, recomendamos a todos a busca por profissionais especialistas em explorar cada um desses canais, para que o investimento de tempo e recursos que você irá fazer tragam retornos cada vez maiores. 

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