Sua marca precisa estar no Instagram (ou em qualquer outra rede social)?
Muitos empresários possuem dúvidas se sua marca necessita, de fato, estar presente nas redes sociais. Se você é um deles, saiba que este artigo não irá defender a volta da era das páginas amarelas, mas sim mostrar a importância das redes sociais para a estratégia da sua marca.
Já vimos anteriormente a importância do site e as redes sociais são um complemento à presença digital que a sua marca é obrigada a ter nos dias atuais para continuar competindo no mercado.
A título de comparação, trazemos aqui 2 dados que falam por si só:
- Número de usuários ativos no Facebook: 2,85 bilhões
- Número de habitantes do Planeta Terra (em 2020): 7,753 bilhões
Se pensarmos que 1 a cada 3 pessoas no MUNDO está presente em uma única rede social, fica fácil entender porque a sua empresa deve estar presente em pelo menos 1 delas. Quando falamos de redes sociais, estamos nos referindo a diversos canais onde ocorrem interações entre pessoas, empresas, marcas e plataformas de negócios.
Mas em qual rede social a sua marca deve estar presente?
A rede social em que sua empresa deve estar vai depender da sua estratégia de marca e também do seu tipo de negócio e do perfil de cliente. Em geral, é necessário estar presente em alguma das redes sociais que listamos abaixo, porém preste bem atenção sobre qual canal escolher para otimizar seu retorno sobre o investimento (sim, marketing é investimento, e não uma despesa).
Confira o perfil de algumas redes sociais e avalie qual se encaixa melhor para o seu negócio:
1 – Facebook:
Uma das redes sociais mais utilizadas no mundo, tem uma grande quantidade de pessoas cadastradas e ativas (como vimos anteriormente). É ideal quando seu público é mais adulto e conservador.
Pode ser utilizado tanto para vendas pessoa física em geral como para vendas para micro e pequenas empresas. Por possuir mais pessoas cadastradas será necessário prestar maior atenção ao segmentar o público na hora de investir em tráfego pago (anúncios), sob o risco de desperdiçar dinheiro captando clientes errados para o seu negócio.
2 – Instagram:
Em alta e com cada vez mais usuários, é uma rede social que vem substituindo o Facebook em termos de tempo de uso dos usuários. É mais utilizada para imagens e vídeos rápidos (como por exemplo reels e publicação de stories).
Tende a fazer mais sentido se sua marca vende para pessoas físicas e, preferencialmente, quando o seu produto é comprado com base no desejo que gera no cliente. Dificilmente você conseguirá vender um serviço extremamente complexo através do Instagram.
3 – Linkedin:
O Linkedin é uma rede social corporativa. Se sua empresa vende produtos e serviços para outras empresas, esta rede provavelmente fará mais sentido, principalmente se essas empresas forem de porte médio e grande.
Através da plataforma é possível encontrar os principais colaboradores e gestores de seu potencial cliente e enviar uma mensagem para iniciar o processo de prospecção.
4 – Youtube:
Ideal para casos onde a venda é altamente complexa, como a venda de uma máquina, por exemplo. Nesses casos, o Youtube leva vantagem por ser uma das melhores plataformas de vídeos atualmente, permitindo que seu cliente visualize o produto em ação e possa entender como funciona.
Em muitos casos, você receberá uma pergunta de “quanto custa?” nos comentários.
O Youtube também é bastante acessado pelo público infantil, podendo ser um excelente canal de vendas e marketing caso você venda produtos para crianças e adolescentes.
5 – Tik Tok:
Plataforma chinesa em ascensão.
O Tik Tok é uma rede social de vídeos curtos que explodiu em número de usuários em 2020. Atualmente conta com cerca de 732 milhões de contas ativas e os números só crescem. Ideal para venda de produtos e serviços para adolescentes e pais.
6 – Twitter:
Plataforma que vem competindo com os grandes jornais no mundo em velocidade de notícias, informações e troca de conteúdo. É ideal se sua empresa está vinculada a notícias rápidas e “urgentes”.
7 – E-Sports:
Ainda pouco conhecido pelas empresas, os e-sports são os jogos online onde os usuários jogam e interagem entre si. Ainda é pouco explorado para fins comerciais, mas possui um grande potencial de crescimento e o poder de incorporar a gamificação ao marketing – tendência cada vez mais presente para a venda de produtos e serviços.
Um exemplo de uso comercial foi o lançamento exclusivo de uma música pelo DJ Alok no jogo Free Fire.
Além dessas redes sociais, existem outras que podem suprir as suas necessidades – tais como Pinterest, Twicth…
Vale a pena estar atento ao que cada uma pode lhe oferecer e, principalmente, diversificar o seu uso, estando presente em 2 ou 3 das listadas acima. Quase todas as plataformas acima oferecem a opção de anúncios patrocinados, o que também é uma vantagem na hora de vender produtos nas redes sociais.
De qualquer forma, recomendamos a todos a busca por profissionais especialistas em explorar cada um desses canais, para que o investimento de tempo e recursos que você irá fazer tragam retornos cada vez maiores.
Precisa de ajuda para explorar esses canais de marketing na sua empresa?
Fale com a gente! Temos uma rede de parceiros especialistas em marketing para ajudar o seu negócio a se posicionar nas redes sociais de forma estratégica. Conheça o nosso trabalho clicando aqui.