Empresas são sistemas complexos e de difícil gerenciamento. Qualquer tentativa de resolver um problema sem observar o contexto e as relações com outras áreas tende a gerar novos problemas. Se em grandes empresas existem departamentos e subdepartamentos, nas pequenas empresas a visão sistêmica é facilitada, mas não significa que ela ocorra bem.
O principal ponto é que não adianta sua empresa ser boa financeiramente se estiver com problemas de pessoas; não adianta sua empresa vender bem se não gera caixa no final do mês; não adianta ter a equipe mais qualificada e feliz se isso não gerar resultado financeiro e entrega. Para isso ser resolvido, precisamos construir uma empresa equilibrada e baseada em pilares. Talvez em grandes empresas possamos listar vários importantes pilares para o funcionamento da organização, mas em uma pequena empresa, felizmente, 4 pilares resumem aquilo de mais importante que necessita ser gerenciado DIARIAMENTE.
Uma boa empresa é uma empresa equilibrada nos 4 pilares abaixo, mesmo que em um nível mais baixo que do concorrente. Se há equilíbrio, o crescimento ocorre com mais facilidade.
1. Finanças
É a capacidade de geração de caixa e lucro da empresa. Você deve trabalhar para que o seu negócio seja rentável e tenha solidez financeira para enfrentar as adversidades que surgirão no caminho. Nesse pilar, tenha atenção com a precificação dos seus produtos, com suas margens de lucro e com o ponto de equilíbrio.
2. Vendas/Marca
É a capacidade de captar novos clientes e reter os clientes atuais. Muitas vezes é a causa principal dos problemas do pilar financeiro, e indica que o seu produto, seu preço, sua publicidade e/ou seus canais de vendas estão com problemas. Nesse pilar é importante você focar no crescimento anual de vendas para que sua empresa esteja sempre crescendo acima das médias do mercado.
3. Pessoas
É a capacidade de construir, desenvolver e manter uma equipe unida e de alto desempenho. Para muitos empresários e empresárias, o pilar de pessoas é algo complementar e desnecessário. Por outro lado, no momento de contratar, esses mesmos empresários reclamam da dificuldade de contratar e encontrar pessoas capazes de entregar o que é necessário para o negócio crescer. Nesse sentido, é importante que você entenda que sem um bom time o seu negócio não irá sobreviver e crescer por muito tempo. Se você decide pagar as pessoas do seu time com remunerações abaixo do mercado, saiba que provavelmente a qualidade do seu time também seja abaixo da média de mercado. Portanto, leve muito a sério esse pilar, pois é ele que permitirá que você tire mais férias ao longo do ano e seu negócio continue funcionando normalmente sem você se preocupar com a operação.
4. Operação/Produção
É a capacidade de entregar alto volume de operação de acordo com as promessas feitas aos clientes. Normalmente, esse pilar é o primeiro a ser desenvolvido em uma empresa, pois praticamente todos os negócios iniciam através de um produto ou serviço. Entretanto, por ser um dos primeiros a ser desenvolvido, não significa que ele não deva ser aperfeiçoado constantemente. Nesse pilar é importante você preparar sua operação para estar preparada para os crescimentos dos demais pilares.
Não pense que será fácil manter esses pilares acima equilibrados. Geralmente, um novo negócio inicia desenvolvendo o pilar de operação. Juntamente, é necessário desenvolver o pilar de vendas para que a produção seja colocada no mercado e gere recursos para fazer a empresa continuar produzindo. Assim, surge a necessidade de desenvolver o pilar financeiro. Ao mesmo tempo que o pilar financeiro se desenvolve, a empresa precisa reciclar seu pilar de operação e desenvolver o pilar de pessoas, para que supra o aumento de demanda originado pelo desenvolvimento do pilar de vendas. Ao desenvolver o pilar de pessoas, o pilar financeiro surge como necessidade e exige que o pilar de vendas se desenvolva e assim por diante. Enfim, descrevemos um pouco como funciona o desenvolvimento de cada um dos quatro pilares dentro de uma nova empresa até se tornar uma média e, depois, grande empresa.
Mas afinal, como desenvolver os pilares da minha empresa e atingir o equilíbrio?
- Contrate uma empresa de consultoria para ajudar nos pontos mais fracos da empresa
- Contrate pessoas de excelência para que desenvolvam esses departamentos
- Capacite os sócios e as lideranças com técnicas e ferramentas de gestão em cada um dos pilares
- Tenha visão, paciência e persistência para cuidar de todos os detalhes do seu negócio e fazê-lo crescer.
Quer equilibrar os pilares da sua empresa e não sabe por onde começar? Fale conosco. Temos ferramentas próprias para ajudarmos a equilibrar seus pilares de gestão e permitir sua empresa crescer de forma sólida e sustentável.