Há algumas semanas você deve ter lido aqui as 8 formas de quebrar uma empresa.
Falta de planejamento, de pessoas de confiança, de informações sobre o negócio e de treinamento são alguns dos componentes desta fórmula com resultados catastróficos.
Após a leitura do texto publicado aqui no blog, você deve ter se perguntado: Agora que já sei identificar meus problemas, como resolvê-los?
Hoje trazemos aqui algumas formas de resolver os problemas que podem levar seu negócio à falência.
Como salvar a sua empresa em 4 passos
1 – Como resolver a falta de planejamento?
Para começar a resolução deste problema, você empreendedor deve definir onde quer que a sua empresa esteja nos próximos 5 anos. Mas somente definir os objetivos do seu negócio não é suficiente. Também será necessário estabelecer indicadores que servirão como referência para a conquista dos objetivos definidos agora.
Para que você não perca os objetivos de vista, indicamos que você os separe em prazos menores. Exemplo: quais metas teremos nos próximos 3 meses? E nos próximos 6 meses? Trabalhando com períodos de tempo menores, fica mais fácil manter o controle tanto dos objetivos quanto dos indicadores escolhidos para medi-los.
Após a separação dos objetivos em períodos de tempo menores, defina ações e rotinas que serão executadas de forma semanal que irão contribuir para a conquista desses objetivos. Desta forma, todos os dias você e sua empresa trabalham para atingir as metas que serão conquistadas nos próximos 5 ou 10 anos.
É importante que o plano seja revisado periodicamente (através do acompanhamento dos indicadores) e que se definam ações corretivas para atingir o planejamento anual. Além disso, ao definir os indicadores, também defina quem é o responsável pelo alcance da meta de cada indicador (isso se você possuir funcionários ou sócios). É o responsável que irá desenvolver ações para perseguir a meta. Dessa forma, cada equipe tem a sua meta e o responsável pelo atingimento da meta nos próximos 3, 6, 12 meses. Assim, todos sabem em que direção estão indo e de que forma estão contribuindo para o alcance da meta principal.
A vantagem de possuir um planejamento é que a sua ansiedade diminui, já que você possui o seu objetivo principal (para os próximos 5, 10 anos) mas com um plano em que consegue visualizar o que precisa fazer HOJE para atingir ele.
2 – Como resolver a falta de pessoas de confiança para tocar o negócio?
Para resolver este problema é necessário começar pelos processos de recrutamento e seleção. Melhorar a divulgação de vagas de trabalho é fundamental para conseguir atrair pessoas melhor qualificadas e que se adequem à realidade da sua empresa.
Ter uma página no Linkedin tanto para a empresa quanto para seus sócios (mesmo sendo uma empresa pequena) pode ajudar muito no processo de divulgação de oportunidades de trabalho e não possui custos. Além disso, defina criteriosamente o que é necessário para cada vaga de trabalho que for aberta (perfil, conhecimentos, requisitos, atividades, responsabilidades, expectativas, metas…) para que a divulgação das vagas seja eficiente.
Após o recebimento dos currículos, filtre os candidatos de acordo com os pré-requisitos estabelecidos por você no início do processo e também utilize ferramentas (como testes de perfis, tal como o DISC) para verificar se o perfil comportamental do candidato está de acordo com a vaga que você está divulgando. Entreviste somente os candidatos que passaram tanto nos filtros de currículo quanto no filtro de análise de comportamento. Aqui é importante dizer que não é necessário entrevistar todos os candidatos, porém não se restrinja a um número muito pequeno de entrevistas para não ficar sem opções.
Recomendamos pelo menos 10 entrevistas para cada vaga aberta. Essas entrevistas devem ser aprofundadas, para que você possa conhecer a pessoa tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional (onde essa pessoa quer chegar, o que a motiva?).
NÃO TENHA PREGUIÇA DE ENTREVISTAR OS CANDIDATOS, contratar mal custa muito caro então vale a pena ter esse trabalho no início para diminuir as perturbações depois.
Faça mais de 1 entrevista somente com os candidatos que você acredita que possuam o melhor perfil para a vaga e solicite à outra pessoa que conduza essa segunda entrevista, para que você possa ter outras opiniões sobre a mesma pessoa.
Após escolha do melhor candidato para a vaga, construa uma proposta de trabalho com remuneração condizente com a vaga que possua parte fixa e variável, caso o contratado atinja as metas pré-definidas. Além disso, após a contratação construa um plano trimestral de desenvolvimento para o contratado com reuniões de acompanhamento dos indicadores para medir a evolução do funcionário.
3 – Como resolver a falta de informações sobre o desempenho da empresa?
Se você não sabe se a sua empresa está indo bem ou mal, você não tem como tomar decisões. Para começar a resolver esse problema, contrate e instale um bom sistema ERP.
ERP é um sistema integrado de gestão empresarial, que auxilia nos processos internos. Há diversas opções boas e gratuitas no mercado que podem ajudar você a gerir a sua empresa.
É comum que se diga que o Excel é o sistema ERP mais popular do mundo, mas às vezes há tantas planilhas que consolidar as informações se torna tarefa praticamente impossível. Ter muitas planilhas e muitas ferramentas paralelas dificulta o dia-a-dia da empresa pois essas ferramentas muitas vezes não possuem conexão entre si. Ter uma base de dados integrada vai poupar o seu tempo e o tempo dos seus funcionários.
Após a contratação de um bom sistema ERP, defina quais os principais números que você precisa acompanhar (KPIs) para saber se a sua empresa está indo no caminho certo. Defina indicadores para cada área importante do negócio: financeiro, marketing, vendas, pessoas, operação/produção, logística, etc. É importante definir um indicador macro e depois indicadores táticos para acompanhar de forma mais detalhada o plano de ação.
Além disso, assim como proposto na resolução dos problemas da falta de planejamento, defina um responsável para cada indicador e crie rotinas para acompanhamento desses números. Monitore os indicadores de forma recorrente e sempre que necessário, promova ajustes nos processos para garantir o atingimento das metas propostas.
4 – Como resolver a falta de treinamento?
É comum que o empresário se preocupe com a contratação de funcionários que já possuem certos conhecimentos e habilidades, mas que negligencie a ATUALIZAÇÃO dos conhecimentos deste funcionário.
A falta de estímulo ao desenvolvimento dos funcionários, impacta também o desenvolvimento da empresa e você deve fugir deste problema. Mas como promover uma cultura que incentive o aprendizado constante?
- Construa um plano de cargos e salários e defina os conhecimentos necessários (habilidades, conhecimento e atitudes) para cada função: preocupe-se em construir ao longo do tempo os conhecimentos e entenda que atitudes e perfis comportamentais são muito difíceis de serem desenvolvidos.
- Busque parceiros e conteúdos gratuitos para oferecer aos funcionários (nem todo conhecimento precisa ser pago)
- Distribua as necessidades de aprendizado para serem desenvolvidas ao longo do ano: é importante lembrar que isso não vai ser construído do dia para a noite, é um processo longo que leva tempo
- Defina uma rotina de tempo disponível aos funcionários para serem treinados e/ou adquirir conhecimento: colocar na rotina para que esse projeto seja executado. Além disso, é importante estabelecer datas para que os treinamentos sejam executados.
Neste texto disponibilizamos algumas sugestões para a resolução de problemas frequentes que enxergamos nas organizações. Se você quer que nossos consultores identifiquem quais as melhores soluções para os problemas da sua empresa, fale com a gente!