Como salvar a sua empresa em 4 passos – Parte 2

Há algumas semanas você deve ter lido aqui as 8 formas de quebrar uma empresa. Nesse texto listamos os erros mais comuns das empresas no Brasil. Para tentar te ajudar, te mostramos formas de resolver 4 desses problemas e hoje vamos te falar sobre as formas de resolver os outros 4 problemas.

Se você já identificou os problemas da sua empresa mas está com dificuldade para resolvê-los, pega o papel e o lápis porque hoje vamos falar sobre: a falta de clientes, de caixa, de proteção da legislação trabalhista e tributária e também sobre o excesso de gastos.

Como salvar a sua empresa em 4 passos:

1 – Como resolver a falta de clientes?

Você já sabe que a falta de clientes é o resultado de inúmeros problemas que ocorreram ao longo do caminho. Mas como resolver esses problemas, captar mais clientes e por fim vender mais?

Construir um plano estratégico e um processo comercial serão os primeiros passos. Lembre-se que o planejamento é sempre o pontapé inicial para qualquer ação dentro da empresa. 

Com o plano estratégico construído, forme uma equipe de vendas forte que consiga colocar esse plano em ação. É importante lembrar que cada negócio tem as suas particularidades então a equipe deve ser construída de acordo com o formato ideal para o seu negócio: em alguns casos a equipe será mais focada em marketing digital, em outros mais venda direta.

Não esqueça de treinar seus vendedores para que consigam seguir o processo padronizado de atendimento ao cliente definido no plano estratégico. Além disso, defina indicadores e processos que te ajudarão a acompanhar o desempenho da equipe. 

Mas não adianta desenvolver um plano estratégico e ter uma equipe bem treinada se o seu produto não tiver qualidade para competir com seus concorrentes. Para isso, esteja sempre procurando desenvolver seus produtos para que sejam melhores que seus concorrentes e também com um custo-benefício diferenciado. 

Ao oferecer o produto para o seu cliente, foque nos diferenciais para demonstrar de que forma a sua empresa resolve os problemas do cliente de forma mais assertiva. Se achar necessário, invista em marketing de guerrilha para aumentar o impacto das suas ações de marketing.   

Outro ponto que deve ser levado em conta é que muitas vezes o empreendedor fica à procura de novos clientes mas acaba esquecendo dos clientes que já conquistou. É importante se preocupar em elevar a taxa de retenção de clientes e estimular novas compras dos clientes já conquistados. Lembre-se que é muito mais barato manter os clientes já conquistados do que tentar prospectar novos clientes. 

Por fim, solicite feedbacks e depoimentos aos seus clientes. Peça que avaliem sua empresa no Google Meu Negócio para que outras pessoas vejam o nível do seu serviço e qualidade. Isto será importante tanto para saber o que precisa melhorar quanto para compartilhar nas redes sociais e gerar engajamento e reconhecimento.

2 – Como resolver a falta de caixa?

Normalmente a falta de caixa é o fator determinante para o fechamento de uma empresa. Mas de que forma é possível resolver a falta de caixa?

O primeiro passo é registrar todas as movimentações financeiras da empresa. Todos os pagamentos e recebimentos devem estar devidamente categorizados e registrados. Isto é importante não só para a saúde financeira da empresa, mas também para a organização dos registros contábeis (seu contador agradece!). Com as contas categorizadas você conseguirá apurar o demonstrativo de resultados da empresa mensalmente e também poderá acompanhar o fluxo de caixa da empresa e seus indicadores.

Como resultado desse registro rigoroso, acompanhe de forma rígida todas as quebras de caixa (distorção entre os registros e o saldo em caixa) que venham a ocorrer. Tente analisar a quebra no dia em que ocorrer, pois com o passar do tempo a dificuldade para identificar o problema irá aumentar. 

O terceiro passo para resolver a falta de caixa da sua empresa é separar de uma vez por todas as suas contas pessoais das contas da empresa. A empresa e a pessoa física (ou seja, você empreendedor) precisam ter contas separadas no banco. Só há 2 formas de o empreendedor retirar dinheiro da empresa: pagamento de pró-labore ou distribuição de dividendos. Continuar misturando as contas só traz prejuízos à empresa, porque desta forma você não terá como saber quanto ela está lucrando.

Então, registrou as movimentações financeiras, acompanhou as quebras de caixa e separou as suas contas das contas da empresa? Então o próximo passo é manter um caixa separado somente para o giro do negócio (calcule em média o equivalente ao custo de manter a sua empresa 2 meses sem vendas). Você pode criar uma conta separada e deixar esse valor rendendo, para que em situações de emergência você tenha uma “poupança” para manter a empresa rodando. 

Antes de captar recursos, negocie prazos e condições de pagamento com seus fornecedores e também com clientes. Às vezes o cliente prefere receber um desconto no pagamento à vista e dessa forma você consegue receber de forma adiantada sem ter tantos descontos por isso. Em primeiro lugar, pense sempre no caixa para só depois pensar no lucro. Afinal uma empresa pode ter lucro contábil mas estar quebrada por falta de caixa. 

Também analise o custo-benefício de adiantamento das vendas no cartão de crédito. Em geral, se a empresa está começando é interessante utilizar esse recurso, mas a longo prazo esta não é uma estratégia vantajosa. Empresas que estão começando e não possuem um caixa sólido podem se beneficiar deste adiantamento. 

Por fim, em um cenário extremo de falta de caixa, considere captar recursos em instituições financeiras, principalmente cooperativas.

3 – Como se proteger da legislação trabalhista e tributária?

Apesar da legislação procurar equilibrar as forças para manutenção de um ambiente justo, ela acaba por ameaçar principalmente o pequeno empresário que desconhece como funciona o mundo jurídico. Mas como se proteger?

Primeiramente contrate um advogado e um contador de confiança. Com a ajuda destes profissionais, faça um planejamento tributário que te permita pagar menos impostos – há algumas brechas na legislação que permitem isso. Não efetue nenhuma mudança sem a consultoria destes profissionais pois as multas pelo pagamento de impostos pagos em atraso ou com valores incorretos são altas. 

Ao propor parcerias com funcionários, fornecedores e até mesmo clientes, revise os termos com o contador e advogado antes de confirmar o acordo. Também registre e colete assinaturas de todas as advertências e falhas dos funcionários, para que sirva como proteção contra futuros processos trabalhistas. 

Faça um planejamento de longo prazo para cumprir todas as regras de segurança do trabalho, legislação ambiental, legislação trabalhista, legislação tributária, etc. Este processo tem alto custo no início, mas no longo prazo permitirá à empresa crescer em vendas com clientes maiores, ser investida mais facilmente, captar recursos com bancos, etc.

4 – Como resolver o excesso de gastos?

Excesso de gastos que não geram valor ao cliente são comuns e podem colocar a sua empresa em risco no futuro. Mas de que forma é possível evitar isso?

Para resolver o excesso de gastos acompanhe mensalmente todos os gastos a analise as possibilidades de redução de despesas desnecessárias. Para efetuar uma análise mais assertiva, compare os gastos da sua empresa com algumas referências de mercado (se uma empresa de mesmo porte e do mesmo setor gasta X e a tua empresa está gastando 2X, então algo está errado).

Também é necessário mapear o fluxo de valor da sua produção ou entrega do serviço, buscando reduzir os estoques e tempo de espera do cliente. Faça o mapeamento da produção de forma estratégica, para identificar os gargalos e pontos onde você pode melhorar. 

Outro ponto que deve ser observado para reduzir os gastos desnecessários é balancear investimentos do dia-a-dia, de curto prazo e também de longo prazo. Esse balanceamento é necessário para que a empresa consiga crescer no curto prazo de forma rápida e no longo de forma sólida.

Por fim,  desenvolva projetos de melhoria contínua para reduzir os gastos desnecessários e ampliar o faturamento. Esses projetos devem fazer parte da cultura da empresa, em que a melhoria contínua é pilar essencial. Mas lembre-se, reduzir gastos não é o mesmo que cortar custos necessários e que podem reduzir a qualidade do produto. Corte somente os gastos que não agregam valor ao seu produto!

Neste texto disponibilizamos algumas sugestões para a resolução de problemas frequentes que enxergamos nas organizações. Se você precisa de ajuda para identificar quais as melhores soluções para os problemas da sua empresa, fale com a gente!

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