Como montar a equipe ideal?

Muitas vezes lidamos com tantas coisas ao mesmo tempo no dia a dia da empresa que não tomamos os malefícios de não ter uma equipe eficiente, uma equipe “top”. Quando pensamos em uma equipe top, automaticamente pensamos que só conseguiremos isso com muito recurso financeiro e, consequentemente e incorretamente, pensamos que ao pagar bem, eliminaremos todos os nossos problemas com nossa equipe. Pior do que pagar bem um colaborador e não ver o resultado equivalente, é pagar mal e aceitar que ele irá produzir abaixo das expectativas por estar recebendo menos. A boa notícia é que não é preciso muito dinheiro para ter uma equipe top, nem precisamos aceitar “colaboradores medíocres” por a empresa ainda ser pequena e com poucos recursos. Segue a leitura abaixo que explicaremos melhor:

Em primeiro lugar, precisamos entender o objetivo e a importância de construir uma equipe top para o seu negócio e qual o resultado que perceberemos nos números e no dia a dia da empresa.

·         Aumentar o engajamento e união da equipe: com uma equipe top, fazemos com que a própria cultura elimine da equipe as pessoas “ruins”, “medíocres” e que não atendem às suas expectativas. Lembre-se sempre: Pessoas “A” não gostam de trabalhar com pessoas “B” e “C”. Como resultado de uma equipe top, percebemos um aumento no nível de engajamento, união e comprometimento de todos da equipe. Às vezes, apenas demitir algumas “ovelhas negras” do time já é suficiente para elevar os benefícios. Cuide, entretanto, para decidir muito bem quem são as ovelhas negras e para evitar interferir em suas opiniões e julgamentos pessoais sobre cada colaborador. O que importa aqui são os resultados e a influência de cada pessoa no desempenho geral da empresa.

·         Permitir formar sucessores comprometidos com o negócio: quando você constrói uma equipe top, você inicia o processo que todo empresário sonha um dia: ter sucessores tomando conta do negócio e permitindo ao empresário tirar férias mais vezes ao ano, viajar, curtir a família e ter tranquilidade de que o negócio está sendo bem gerido pelo seu time.

·         Reduzir o estresse com colaboradores incompetentes: quando você constrói um time top, você passa a gastar menos tempo com discussões e reuniões desnecessárias, tentando dar feedback para pessoas que não estão dispostas a mudar ou não merecem seu tempo e dedicação.

“Foque o seu tempo nas pessoas boas da sua equipe para você formar seus sucessores. Pare de gastar seu tempo com pessoas que não o merecem!”

·         Elevar a produtividade e resultados do negócio: Como resultado de tudo que escrevemos até agora, trabalhe e cobre seu time para os resultados (faturamento, lucro, saldo em caixa, qualidade, volume de produção, etc.). Muitos pequenos empresários cometem um erro grave nessa parte: julgam demais as pessoas e de menos os números. Inverta essa ordem: foque nos números e trabalhe para que sua equipe alcance as metas que vocês todos (e juntos) definiram.

“Bom, entendi a importância de formar uma equipe top. Mas e agora, como eu faço?”

Resposta: estruture a gestão de pessoas da sua empresa!

·         Descrição de cargos e salários: descreva cada função, com as respectivas responsabilidades, atividades, conhecimentos e perfil necessário. Após isso, defina um valor padrão de remuneração fixa (de preferência, igual ou acima do valor de mercado) para essa posição na empresa.

·         Processo bem definido e transparente de recrutamento e seleção

As pessoas não são seu ativo mais importante. As pessoas certas são o ativo mais importante.” Jim Collins

Nos clientes que mais temos dificuldades em relação à equipe, percebemos sempre que há um problema em comum: todos contratam de uma forma muito rápida e superficial, isso traz muitas dores de cabeça para essas empresas. O que normalmente fazemos nesses clientes é estruturar a parte de recrutamento e seleção, e proteger muito bem a cultura e a equipe atual. Assim como uma fruta estragada contamina todo um suco, uma pessoa ruim dentro da empresa pode contaminar toda a cultura, as pessoas e os resultados. Assim proteja muito sua equipe atual e impeça que pessoas ruins entrem e estraguem um trimestre dos resultados da sua empresa.

Quando falamos de processo de recrutamento e seleção, estamos nos referindo a algumas ações simples de divulgação, análise e tomada de decisão referente a pessoas.

·         Divulgue muito bem seu processo seletivo em diversos locais e faça muitas pessoas se interessarem em trabalhar na empresa

“Nenhuma empresa pode aumentar sua receita, de forma constante, mais rapidamente do que sua capacidade de recrutar as pessoas certas em número suficiente para implementar esse crescimento – e ainda se tornar uma empresa excelente” (Lei de Packard) (David  Packard)

·         Entreviste todos e seja extremamente rigoroso no recrutamento e seleção. Normalmente os problemas com funcionários ruins iniciam a partir da contratação de pessoas erradas e do menosprezo à importância de realizar um processo seletivo estruturado

“Não faz sentido contratar pessoas inteligentes e dizer a elas o que fazer. Nós contratamos pessoas assim para que elas possam nos dizer o que fazer” Steve Jobs

·         Acolha e Integre muito bem seus novos funcionários, apresentando a empresa e como funciona a rotina no dia a dia

·         Plano de desenvolvimento individual para cada pessoa:

As pessoas não sabem o que querem até que a gente mostre a elas” Steve Jobs

Crie um plano individual de crescimento para cada pessoa do time e ajude o colaborador a crescer, ganhar mais e ser um profissional melhor.

Deixe muito claro e transparente na sua descrição de cargos e salários o que que cada colaborador precisa fazer para ser promovido. A promoção e aumento de salário de cada colaborador precisa ser automática e baseada no desempenho dele, e não em algo subjetivo. Foque em mensurar os resultados e trabalhar para que todos os seus colaboradores cresçam com a empresa e sejam promovidos. Nossos clientes que mais crescem são aqueles que entendem que é o crescimento do time que puxa o crescimento da empresa, e não o contrário.

“Aqueles que constroem empresas excelentes sabem que o maior gargalo no crescimento de qualquer grande organização não são os mercados, nem a tecnologia, a concorrência ou os produtos. É um único fator, acima de todos os demais: a habilidade de conseguir e manter pessoas certas em número suficiente.” Jim Collins

·         Metas, bônus e remuneração variável

Se for necessário, gaste menos com a remuneração fixa e seja mais generoso na remuneração variável, pois ela só será paga se os resultados planejados forem alcançados. Isso gera um efeito de alinhamento de interesses e cooperação pelos resultados.

Tenha cuidado, entretanto, com os benefícios perversos. A remuneração variável jamais pode estimular o individualismo e competição entre a equipe. Ao contrário, ela deverá favorecer a união e cooperação das pessoas.

·         Propósito muito claro do negócio e estratégia da empresa acessível a todos da equipe

“Empresas excelentes e duradouras não existem meramente para gerar retorno para os acionistas. Na verdade, em uma empresa que realmente prime pela existência, os lucros e o fluxo de caixa se tornam como o sangue e a água para um corpo saudável: são absolutamente indispensáveis à vida, mas não são a verdadeira razão da vida.” Jim Collins

             Parece óbvio, mas ainda é pouco frequente no mercado: Sua empresa deve existir por algo maior do que apenas lucro e retorno de investimentos. Isso é pré-requisito para o negócio se manter de pé, mas você e sua empresa devem visar algo maior. Nesse post falamos sobre a relação entre propósito e lucro.

“As empresas excelentes e duradouras preservam seus valores centrais e objetivos fundamentais, enquanto suas estratégias de negócio e práticas operacionais se adaptam infinitamente a um mundo em transformação. Esta é a combinação mágica entre “preservar o núcleo” e “estimular o progresso”. Jim Collins

Você e seu time devem sonhar com algo maior. Devem pensar muito sobre o porquê a empresa deve existir e o que, de fato, os clientes sentiriam caso a empresa deixasse de existir. Você deve saber na ponta da língua o propósito do seu negócio.

Se você já possui sonhos com seu negócio, mas precisa de ajuda para construir o plano e a ação para alcançar seus objetivos, conte com a gente. Temos uma série de ferramentas práticas para transformar ideias em resultados.

Entre em contato conosco!

Temos soluções completas para ajudar no seu negócio.

Escanear o código