Verão, cidade vazia, sol, mar, praia, piscina… Quem aí ficou com vontade de trabalhar? Difícil, não é mesmo?
Muitas pessoas associam essa época do ano ao merecido descanso. Algumas conseguem conciliar seus períodos de férias com o verão, para aproveitar a família, os amigos, ou até mesmo a si próprio. Afinal de contas, é comprovado que o calor deixa o ser humano mais cansado, podendo provocar o chamado “estresse térmico”.
Por isso, a palavra resiliência é destaque, ao longo do verão. Isso porque é necessário ter foco e seguir o planejamento, ainda que não haja tanta vontade de trabalhar, por conta dessa época do ano e, consequentemente, da temperatura que ela oferece.
Para fins de motivação, já sabemos que o papel do líder é fundamental. E não é diferente nesse caso. A equipe precisará estar motivada para exercer as suas atividades, bem como para atingir o propósito comum da organização.
Portanto, aqui vão algumas dicas para você, líder, que precisa motivar a sua equipe no verão:
- Realize confraternizações semanais: é importante que você estimule a equipe. Nem só de motivação remunerada o ser humano vive, a motivação não remunerada é parte importante do processo laboral. Realize encontros semanais com a sua equipe, seja um happy hour ou até mesmo uma pizza no horário de almoço para todos.
- Aproveite o período de janeiro e fevereiro para planejar e estruturar a estratégia da empresa: a tendência do verão é que a demanda dos clientes baixe um pouco, então, o ritmo de trabalho da sua equipe também irá desacelerar. E está tudo certo! Então, você, líder e/ou gestor, poderá utilizar esse período para planejar e ajustar as estratégias da empresa junto da sua equipe, aceitando o ritmo diferenciado de trabalho que o verão proporciona, sem perder o foco no desenvolvimento do seu negócio. Importante: já citamos aqui a importância de não esperar o carnaval para iniciar o seu ano.
- Defina as metas do ano e do próximo trimestre: com esse planejamento do ano, é importante que você defina as metas periódicas. Indicamos, aqui, que você comece traçando metas para o próximo trimestre (abril – maio – junho). Assim, durante o primeiro trimestre você irá planejar, e trabalhar junto com a sua equipe, para fazer as metas do trimestre seguinte serem alcançadas.
- Estimule sua equipe a descansar e aproveitar os finais de semana: não exija que a sua equipe trabalhe em horários extra. Estimule-os a executar suas atividades ao longo da carga horária semanal, e reforce a importância de descansar nos demais horários, de aproveitar com amigos e familiares, e, se possível, de ir a uma praia ou piscina, de viajar, etc; diminuindo, assim, os efeitos do estresse térmico.
- Dê o exemplo e não saia mais cedo que a sua equipe: não adianta você solicitar engajamento, se você, gestor, sair na sexta-feira, ao meio dia, para ir à praia. A equipe ficará desmotivada ao extremo, ao ver você tomar tal atitude.
- Crie metas semanais e ofereça algum benefício (inclusive saída mais cedo na sexta feira) caso a meta seja alcançada: nada melhor do que receber uma recompensa boa e justa pelo trabalho executado, não é mesmo? Portanto, para ajudar a motivar a sua equipe, ao longo do verão, defina bons benefícios para metas alcançadas, de acordo com a disponibilidade do seu negócio. Garantimos que o investimento valerá a pena!
O verão é uma época do ano que pode desfocar a sua equipe, afinal de contas, coincide com as férias escolares, e é um período em que as pessoas buscam aproveitar ao máximo para descansar o corpo e a mente.
Portanto, se você conseguir amenizar os efeitos do calor, estimular e engajar a sua equipe, e utilizar esse período a favor do seu negócio, muito frutos positivos serão colhidos ao longo do ano. Os resultados do ano e o ritmo que sua empresa estará desempenhando em dezembro de 2022 dependem muito dos primeiros meses do ano.
Precisa de ajuda para impulsionar o seu negócio? Fale com a gente. Será um prazer ajudar a construir essa trajetória com você!