Como fazer a expansão da sua empresa de forma organizada?

Será que você consegue abrir novas lojas e expandir sua empresa?

Todo empreendedor tem o sonho de ver a sua empresa crescendo e prosperando. Mas infelizmente, coordenar a expansão da empresa pode trazer muito mais problemas do que benefícios quando não executamos da forma correta.

A sua rotina já deve ser apertada, você já deve estar muito atarefado e procurando equilibrar todas as suas atividades como empreendedor para manter a empresa funcionando do tamanho que está. Todas as vezes em que um problema aparece é a você que os funcionários recorrem, pois tem pouca autonomia para tomar as decisões por conta própria. Se você começar a pensar na expansão da sua empresa agora, ficará claro que mais trabalho estará vindo ao seu encontro. E então o seu sonho vai sendo deixado para trás.

Abrir novas lojas, investir em uma nova fábrica, atender mais clientes ou abrir um novo canal de vendas online para atender a todo o Brasil são sonhos que todo empreendedor tem, só que sem uma empresa organizada internamente a dor de cabeça é certa.

E quais são os riscos de iniciar a expansão de um negócio que não está pronto para crescer?

·        Mais estresse para os donos do negócio

·        A chance de não conseguir dar conta do crescimento é grande se a sua empresa não possui processos claros e padronizados e pessoas capacitadas e responsáveis o suficiente para assumir posições de gestão

·        Dificuldade de aceitação do público consumidor caso a marca seja muito pequena e queira fazer uma expansão repentina

·        Operação nova demais para atender o aumento de demanda

Mas se só vemos problemas, quer dizer que não é possível expandir a sua empresa? Quer dizer que você não poderá abrir novas lojas? Espalhar a sua marca por todo o Brasil?

Não, não é isso. A expansão da sua empresa é um caminho natural que o negócio deve seguir e isso irá ocorrer de uma forma ou de outra. O que estamos defendendo aqui é que você organize a sua empresa internamente de forma que a expansão ocorra de forma sólida e consistente.

Nossa sugestão é sempre que antes de começar a expandir “pra fora” que comece a expandir “pra dentro”. Para te ajudar a pensar sobre essa organização interna, confira o que você precisa ajustar na sua empresa para levar o sonho da expansão adiante:

  • Organização dos processos e operação: essa é a organização relativa a capacidade de produção ou de entrega do serviço. Ou seja, é a capacidade de poder entregar o que é prometido ao cliente.
  • Organização do marketing e vendas: capacidade de captar novos clientes e ampliar a marca no mercado, trazendo novas vendas.
  • Organização da atração, seleção e desenvolvimento das pessoas do time: uma equipe treinada e qualificada é essencial para o bom andamento do negócio, porém em empresas que prestam serviços esse é o principal pilar para poder entregar o prometido ao cliente.
  • Organização do financeiro da empresa e recursos para financiamento da expansão

Após a organização desses 4 pilares do seu negócio, a empresa estará preparada para expandir de forma sólida e consistente. Embora uma expansão feita de forma correta tenha uma velocidade mais lenta, o benefício se apresentará em um negócio que cresceu de forma saudável e com as bases fortes para sustentar seu crescimento por um longo período.

Além disso, há outros benefícios na preparação da sua empresa para a expansão, tais como:

·        Formação de lideranças e equipe de alta performance

·        Expansão da marca e nível de vendas

·        Elevação da capacidade interna de entrega e satisfação dos clientes

·        Alto retorno financeiro

·        Sucessão empresarial natural

·        Alto impacto social nas regiões que atua

Antes de pensar em expandir a sua empresa, lembre-se que há sempre 2 lados da moeda:

A expansão feita de forma desorganizada traz “resultados” rápidos, mas que não se sustentam e que podem inclusive manchar o nome da empresa no mercado, caso ela tenha problemas para entregar o prometido ao cliente.

Já a expansão feita de forma correta demora um pouco mais a apresentar resultados, porém, por ter uma base consistente, prepara o negócio para ser mais resiliente às oscilações do mercado e por isso constrói uma marca menos vulnerável ao longo do tempo.

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