Você sabe qual foi o lucro da sua empresa no último mês? Sim? Não sabe bem? Se foi difícil responder esse questionamento, se você ainda tem dúvidas sobre os números reais que a sua empresa apresenta, esse texto é para você! Ah, mas se você não tem dúvidas sobre a questão inicial, mas, ainda assim, gostaria de entender um pouco mais sobre os números da sua empresa, de forma descomplicada, esse texto também é para você!
Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre os problemas que a sua empresa (e consequentemente, você) enfrenta, devido à falta desse conhecimento:
- Ausência ou dificuldades em apurar o lucro da empresa: quando você não consegue responder com certeza qual é a margem de lucro da sua empresa;
- Dificuldades em saber se a precificação está correta, e qual o lucro de cada produto: quando você não sabe qual é a margem de cada produto, ou até mesmo qual é a margem de desconto que pode ser aplicada para cada um deles;
- Falta de acompanhamento do desempenho de vendas, produção, equipe, caixa, etc.: quando você não tem qualquer ferramenta que indique como está o desempenho de cada departamento da sua empresa;
- Ausência de bases de comparação, para analisar se as coisas estão boas, ruins ou péssimas: quando você não consegue saber se o desempenho da empresa está ótimo, bom, mediano ou ruim;
E os problemas que listamos acima possuem implicações extremamente significativas dentro da sua empresa, as quais são verdadeiros impulsionadores de dores de cabeça. Veja:
Até aqui, você identificou que algum desses problemas, e suas implicações, ocorrem dentro do seu negócio? Se a resposta for sim, não desespere-se! Agora que nós já detalhamos a parte preocupante, iremos detalhar como solucioná-la. Então, vamos lá!
Para que você consiga acabar com os problemas que listamos acima, e, por fim, entender os números que a sua empresa apresenta, selecionamos três passos importantes:
Passo nº 1: Defina o que é importante em cada parte do seu negócio
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Passo nº 2: Divida a sua empresa em áreas: vendas, marketing, financeiro, operação, gestão de pessoas e produto
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Passo nº 3: Defina pelo menos um número que, se acompanhado semanalmente, irá refletir o desempenho de cada área. Por exemplo: para a área de vendas, pode-se acompanhar a quantidade de novos clientes, quantidade de pedidos, ticket médio, faturamento total; para a área de marketing, pode-se acompanhar impressões, alcance, seguidores e mensagens recebidas pelo time de vendas (marketing digital), ou nível de satisfação dos clientes; para a área de finanças, pode-se acompanhar o faturamento, saldo em caixa, tempo médio de pagamento e tempo médio de recebimento; para a área de operação, pode-se acompanhar o volume de produção (m², kg, un, etc), índice de defeitos de fabricação, prazo médio de entrega; para a área de gestão de pessoas, pode-se acompanhar o turnover, tempo de permanência do time, dias de afastamentos; para a área de produto, pode-se acompanhar as horas aplicadas em desenvolvimento de produto, processos e matérias prima.
Passo nº 4: Registre todas as semanas esses indicadores em uma planilha, e após algum tempo, coloque em um gráfico, analisando o crescimento ou decréscimo de cada número. Para aqueles que estiverem mais críticos, defina ações que deverão ser realizadas nos próximos dias e nas próximas semanas para melhorar os números. Não se preocupe se você encontrar muitos números ruins, preocupe-se em como melhorá-los. A partir dessas melhorias, naturalmente os problemas mais críticos da sua empresa serão resolvidos.
Como resultado de todas essas ações, você terá uma organização interna mais bem estruturada na sua empresa, os números transparentes e os gestores da empresa muito bem cientes em relação a eles possibilitam que diagnósticos e planos de ação de melhorias potenciais possam ser realizados. Com esses dados muito claros, também será mais fácil gerir a empresa, os clientes, a equipe e os processos, e, consequentemente, haverá um aumento na rentabilidade do negócio, bem como um dos pontos centrais que uma consultoria deve ter ao prestar um trabalho para uma empresa: o aumento da tranquilidade dos donos do negócio.
Feito tudo isso, você terá resultados muito positivos, e que, com certeza, irão alterar o rumo de todo o seu negócio. Precisa de ajuda para implantar todas essas mudanças na sua empresa? Fale com a gente. Temos um módulo específico de indicadores para pequenas empresas, ideal para o seu negócio!