Como cobrar mais sem o meu cliente reclamar?

Muitas vezes, temos dores de cabeça só de pensar em aumentar o preço de um produto, não é mesmo?

O texto de hoje é um guia para você eliminar de vez esses pensamentos negativos em relação à reação do cliente sobre o aumento de preço do seu produto. Afinal de contas, você tem que conseguir deixar de se estressar com as pequenas coisas, como essa.

O primeiro de tudo é entender quais são os diferenciais do seu produto, o que destaca o seu produto no mercado, o que faz o consumidor optar pelo seu produto. Entender o comportamento do consumidor em relação ao que você oferece. Entretanto, é importante que essas perguntas sejam respondidas de acordo com a visão do cliente, e não com a sua. 

Até porque, cá entre nós, todo empresário acredita que o seu produto é o melhor. Ninguém disse que esse pensamento é errado, muito pelo contrário. Você deve acreditar que o seu produto é o melhor, mas ele REALMENTE deve fazer jus ao que é ofertado, e isso só será comprovado através do olhar do seu cliente final.

Fica muito mais fácil explicar o aumento de preço, quando o produto é necessário e é desejado pelo cliente, através de uma excelente qualidade ofertada. Para isso, separamos as seguintes dicas para você analisar esse aumento de preço:

  1. Ancoragem de preços: entenda se o desempenho do seu produto é superior, igual ou inferior aos da concorrência.
  2. Preço vs. valor: de acordo com a análise anterior, você consegue definir o preço, conforme a percepção do cliente em relação à entrega do seu produto.
  3. Custo vs. solução do problema: entender se o seu produto é necessário e se realmente soluciona o problema do cliente.
  4. Apresentar benefícios: entenda se o seu produto soluciona a dor do cliente, você conseguirá defender o custo que o cliente terá para se beneficiar com o desempenho do seu produto. Os benefícios obrigatoriamente necessitam ser superiores ao investimento que o cliente fará.
  5. Resolver, de fato, o problema do seu cliente: quando você faz as análises acima, e consegue apresentar, de forma clara, que o equilíbrio custo vs. benefício é justo e bom para o cliente, você consegue, de fato, resolver o problema do aumento de preço. Porque você está entregando algo com qualidade, e está cobrando um preço necessário e justo pelo trabalho desenvolvido. 

Atenção! Nada disso vale quando você não tem um produto bom, de qualidade, que entrega o que promete e o que o cliente precisa. Supere expectativas. Faça um balanço sobre o desempenho da sua empresa, e dos seus produtos. Caso você já esteja nesse nível, não se acomode pois o mercado é volátil. Desenvolva novas soluções e melhore os seus produtos e serviços dia a dia. 

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