Como a gestão da inovação pode ajudar pequenas empresas

Você certamente já ouviu falar em gestão. Gestão estratégica, gestão financeira, gestão de marketing…Mas e em gestão da inovação, você já ouviu falar?

Pois bem, vamos lá! 

Gestão remete à organização dos processos, do trabalho, do planejamento, do controle. Logo, gestão da inovação organiza todo o processo de como a inovação irá acontecer dentro da empresa. “Então, gestão da inovação não é somente lançar ideias e testá-las?” A resposta para esse questionamento é simples: Não! Assim como o planejamento é um dos alicerces de todas as atividades desenvolvidas, dentro de uma organização, o que tange à inovação não poderia ser diferente – é necessário que haja um planejamento bem estruturado, de acordo com as estratégias organizacionais, e que seja algo recorrente, por isto, o nome gestão da inovação. 

Muitas pessoas acreditam que ter uma equipe focada em gestão da inovação é um privilégio que apenas grandes empresas podem se dar ao luxo de ter, mas este pensamento é incorreto. Abaixo, iremos citar benefícios que pequenas empresas podem ter ao investir na gestão da inovação: 

  1. Atualização e lançamento de novos produtos com maior margem de lucro: Isso acontece devido às inovações bem estruturadas e recorrentes que a empresa terá. Por exemplo: quando você lança um produto, e não realiza inovação alguma nas suas funcionalidades e afins, ele vai perdendo valor ao longo do tempo perante os consumidores, basicamente por dois motivos: inflação e concorrência. E esses dois motivos dão dor de cabeça quando querem, hein! Você não pode controlar a inflação do mercado, muito menos as cópias que a concorrência pode fazer do seu produto (tanto em termos produtivo, quanto de tecnologias e design), e isso, infelizmente, faz com que o seu preço diminua, e, consequentemente, diminua a sua margem de lucro sobre aquele produto. Mas o que você pode controlar é a SUA gestão da inovação, ou seja, conforme o planejamento realizado, a empresa terá um cronograma de lançamentos e de inovações em relação ao seu portfólio. Para este tópico, temos uma dica importante: utilize a matriz BCG! Ela irá te auxiliar de forma mais visual a enxergar como estão os seus produtos em relação à margem de lucro e à inovação. Quanto maior a demanda daquela inovação, maior será a sua margem de lucro.
  1. Diferenciação sólida da empresa em relação aos concorrentes: Quando a empresa opta por ter uma gestão da inovação, ela não está “atirando no escuro”, ou seja, as inovações lançadas pela empresa não serão baseadas em sorte ou em criatividade. As inovações serão bem estruturadas, passarão por processos estabelecidos, e terão um cronograma. Voltamos, aqui, a enfatizar a importância de ser algo recorrente, de o lançamento das inovações serem frequentes. Quanto mais bem estruturada e mais recorrentes forem inovações, estabelecidas pela gestão da inovação, mais bem vista a empresa será, tanto pelos consumidores, quanto pelos parceiros e pelos próprios concorrentes. 
  1. Melhora do engajamento e performance dos funcionários: Tocar uma empresa exige muito esforço dos seus sócios, porque diariamente os problemas aparecem, por menores que sejam. É verdade ou não é? Conseguimos ouvir daqui a sua resposta: “Com certeza!”. Portanto, quando há uma boa gestão da inovação bem estruturada, a tendência é que a equipe consiga aprender a resolver problemas sozinhos, sem precisarem de grandes interferências (ou até mesmo nenhuma) dos seus superiores. Já conseguiu enxergar onde queremos chegar com esse tópico? Estamos te afirmando que, investindo em uma boa gestão de pessoas, você não precisará mais (ou, pouquíssimas vezes) lidar com problemas em relação aos processos dessa equipe, ela terá quase que uma “vida própria”, além de os seus funcionários se sentirem motivados a desenvolverem suas tarefas e a sugerirem mais ideias para a empresa crescer, pois terão autonomia. Mas, atenção! Sabemos que, não é somente a motivação não-financeira que um funcionário gosta, deverá haver, também, uma motivação financeira para toda essa “magia acontecer”. O retorno não pode ser só da empresa, é preciso que o funcionário tenha retorno e seja reconhecido pelo seu esforço em meio ao crescimento.
  1. Melhora nos resultados em vendas e lucro do negócio: Voltamos a um dos pontos citados no primeiro tópico: a demanda do mercado. Conforme o consumidor se sentir atraído pelas inovações propostas nos seus produtos, e realmente acreditar que eles se destacam em relação à concorrência, maior margem você terá em relação ao preço. Você pode cobrar mais caro quando o consumidor enxerga o valor no produto que você oferta. E esse é um dos pontos mais importantes que a gestão da inovação traz: a otimização de processos, já que haverá um planejamento, logo também traz a otimização de custos. Valor = Demanda = Aumento nas vendas = Aumento no lucro do negócio.
  1. Cultura de inovação e melhoria contínua: Um dos grandes pilares da gestão da inovação é implementar essa cultura dentro da empresa. É importante que você enxergue as reclamações dos seus clientes como uma oportunidade incrível de crescimento: a de aperfeiçoamento. Sabemos que nem todo mundo consegue receber críticas de uma forma construtiva, e que isto também é clichê, mas, acredite, é a mais pura realidade. E, quando uma boa gestão da inovação consegue mapear todas essas oportunidades e realizar alterações de forma a superar expectativas, reduz, cada vez mais, a necessidade de resolução de problemas. Resumindo: abrace as oportunidades, e pratique a melhoria contínua.
  1. Redução da quantidade de problemas a resolver no dia a dia (a partir da mudança de cultura da empresa): Quando você recebe as reclamações, realiza as ações necessárias para resolvê-las, e torna isto um hábito dentro da sua empresa, você diminui a quantidade de problemas “dor de cabeça” e consegue focar nos problemas “bons”. “Não é possível que existam problemas bons”, eles existem e vamos provar.  Problemas bons são aqueles que envolvem somente crescimento futuro, e não os famosos “pepinos” recorrentes, como uma máquina parada, por exemplo. Questionamentos como “qual é a melhor forma de lançar um novo produto?” e/ou “Qual é o direcionamento correto para esse lançamento?” são problemas bons, que tendem a dar retorno positivo para toda a exaustão psicológica que você terá tentando resolvê-los. Aqui, é importante ressaltar que, quando há engajamento dos funcionários, a tendência é que você não precise se preocupar sequer com a busca pelas respostas dos problemas “bons”, pois a própria equipe irá traçar os caminhos que devem ser seguidos.
  1. Aprofundamento do entendimento sobre o cliente, suas necessidades, desejos e forma que a empresa pode ganhar dinheiro ajudando os clientes: Temos, aqui, uma regra básica: a empresa que conseguir agradar mais o cliente é a que mais vai lucrar. O cliente tem necessidade e desejos, e ele as expõe. A empresa que consegue ouvi-lo, abraçá-lo, e sanar tais necessidades e desejos é a empresa que vai ganhar a sua confiança. Isso é fato! Já conseguiu enxergar a magia por trás de tudo isso? Simples! Quanto mais você conseguir entender e ajudar o seu cliente, mais informações você terá sobre ele; tornando, consequentemente, um cliente fiel da sua empresa. E como a gestão da inovação realiza isso? Através da melhoria contínua.

Depois de tudo isso você ainda tem dúvidas de que a gestão da inovação serve (e muito!) para alavancar pequenas empresas? Nós, com certeza, não! A Diferencial está muito bem preparada para te ajudar a implementar a gestão da inovação na sua empresa. Inicie este processo para aumentar a margem de lucro e estar em constante crescimento. 

Lembre-se: inovação não depende apenas de sorte e de criatividade, é preciso que haja planejamento!

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