Antes de irmos direto ao ponto sobre os benefícios de contratar uma consultoria estratégica de marketing, precisamos explicar quais são os PROBLEMAS e as CONSEQUÊNCIAS que levam o empresário a buscar esse tipo de ajuda, para que o seu negócio prospere. Afinal de contas, muitas vezes é difícil admitir que está na hora de pedir ajuda, não é mesmo? Ainda mais uma ajuda vinda do lado externo da organização. Portanto, garantimos que, até o final desse texto, você estará convencido de que sim, a consultoria estratégica de marketing só traz benefícios para as empresas.
Vamos começar com quatro problemas mais comuns:
- Ter uma marca desconhecida: aqui temos duas possibilidades, ou você é totalmente novo no mercado, ou você expandiu o seu portfólio e está lançando uma nova marca de produtos/serviços.
- Produtos bons, mas desconhecidos: seu produto é ótimo, atende muito bem as demandas dos consumidores, porém ainda não é conhecido, ou seja, não tem a visibilidade necessária para converter em vendas.
- Atrair clientes errados: é comum as empresas atraírem clientes errados, na hora de vender o seu produto. Por exemplo: uma empresa que vende um produto premium, mas não consegue atingir consumidores de tal patamar, somente de classe social inferior.
- Erro de comunicação: às vezes o que queremos dizer não é dito da forma como deveria. O mesmo acontece com algumas empresas, elas transmitem a mensagem de forma errada, e acaba surtindo um efeito negativo não esperado.
Esses são problemas clássicos, que estão presentes em diversas empresas, não importa o tamanho que tenham. Apesar de acontecerem com muita frequência em meio às organizações, ainda assim, para muitas, são problemas extremamente difíceis de resolvê-los. E, quanto mais longe as empresas estiverem da resolução de tais problemas, mais as consequências deles aumentam.
Dentre essas consequências, conseguimos destacar a dificuldade de vender seus produtos, já que a marca ainda é desconhecida no mercado, os consumidores acabam não confiando no que o produto/serviço diz que entrega. Sendo assim, a saída para muitas empresas é vender o produto/serviço por um preço abaixo do esperado, para conseguir atrair clientes. Por consequência, acaba atraindo clientes errados. Além de uma estagnação na expansão da marca, a falta de um planejamento que estruture todo o processo de marketing faz com que a empresa fique estagnada. Assim, não há atração de novos clientes e a empresa fica refém da competição pelo menor preço.
Para evitar esses quatro problemas listados acima, e as consequências que eles provocam – que por sinal, geram muita dor de cabeça para o empresário -, separamos quatro benefícios que justificam a contratação de uma consultoria de marketing, para que a sua empresa tenha processos bem estruturados. São eles:
- Aumento de visibilidade da marca: o trabalho inicial de uma consultoria de marketing é o planejamento de todo o processo, através de uma pesquisa de mercado, de um mapeamento da concorrência, mapeamento do produto e quais são os seus diferenciais, o que a sua empresa e o seu produto agregam de valor aos possíveis consumidores.
- Crescimento sólido de vendas: sabemos que, quando a marca é bem conhecida no mercado, a venda é mais rápida, porque o cliente já sabe quais são os seus benefícios e as suas entregas. O objetivo aqui é tornar a marca conhecida, para que o processo de venda não seja mais uma dor de cabeça.
- Aquisição de novos clientes: a partir da conquista de uma marca sólida no mercado, acaba se tornando mais fácil atrair novos clientes. Esses consumidores terão mais interesse em conhecer a empresa, em compartilhar com as pessoas as experiências vividas através do produto/serviço ofertado. O principal objetivo, aqui, é conseguir atrair o cliente ideal, aquele que foi mapeado no planejamento de marketing, como a persona da empresa.
- Aceleração na expansão da marca: aumento de faturamento, aumento de lucratividade, expansão territorial. Qual é o empresário que não sonha em crescer?
Esses são alguns dos benefícios que as empresas têm ao contratar uma consultoria de marketing. Marketing não é só aquela “chamada” para conseguir captar clientes. Vai muito além disso. Uma consultoria de marketing é sinônimo de planejamento, de transformar o objetivo/sonho do cliente em algo real, concreto e acessível. Traçar estratégias que condizem com os objetivos da empresa é o que fomenta uma equipe de consultoria de marketing.
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