Ei, você, empresário! A sua vida está uma calmaria sem fim? Um tédio devastador?
Tá sobrando uma vaga para mais um pepino por aí?
Sim?! Então, você está no lugar certo!
Ao contrário de várias dicas que lemos, ou que escutamos, hoje, vamos te ensinar a acumular mais estresse no seu negócio, e, consequentemente, na sua vida. Animado(a)? (uhul!)
É muito simples (contém ironia)! Para você ter mais estresse na sua rotina, elencamos três passos primordiais, acompanhe abaixo:
- Tome todas as decisões de compras baseadas no menor preço (vale pechinchar, viu?). Afinal de contas, quanto maior for a economia, melhor serão os seus processos, e a equipe que trabalhará com você, não é mesmo? Por que contratar uma plataforma moderna, rápida e eficiente, se existe aquela muito mais barata, muito mais lenta e que sempre trava? Por que contratar um profissional comprometido e com know-how, se tem aquele outro profissional que sabe um pouco e que pede um salário muito menor?
(contradição do ponto 1) Seja pé no chão: o barato, às vezes, sai mais caro! E os pensamentos citados acima são exemplos comuns de como se decepcionar, se estressar e deixar de lucrar com as escolhas feitas.
- Não trabalhe proativamente para captar novos clientes e satisfazer seus clientes atuais. O ponto aqui é dar espaço ao cliente, deixar que ele venha até o seu negócio por livre e espontânea vontade. Tem espaço para todos no mercado, logo, não é necessário ir atrás do cliente e deixá-lo satisfeito, porque, em determinado momento, ele precisará de você. Deixamos, aqui, uma trilha sonora que condiz com esse ponto, para você relaxar mais ainda: Zeca Pagodinho – Deixa A Vida Me Levar
(contradição do ponto 2) Seja pé no chão: encante o seu cliente! Caso você siga os pensamentos do ponto 2, o seu negócio provavelmente conseguirá ter uma vida muito curta e rápida, com um destino muito claro: fechar as portas. Você não pode esperar que o cliente venha até você, você precisa encontrá-lo e se fazer ser visto e necessário, através de um processo genuíno e estratégico.
- Menospreze a importância de uma ótima gestão de pessoas. Afinal de contas, se o funcionário está insatisfeito com a sua gestão, é só sair, não é mesmo? Existem vários ótimos profissionais (com um baixo custo) na fila, esperando para trabalhar com você. O que importa mesmo é o que você pensa, e o que você idealiza. As ideias dos outros não importam. Até porque, se você investir em capacitação, há um grande risco de os funcionários ocuparem o seu lugar, eventualmente, ou irem trabalhar no seu concorrente, não é mesmo?
(contradição do ponto 3) Seja pé no chão: aposte em uma boa equipe! Os pensamentos do ponto 3 são cruciais para que você se estresse ainda mais. Saber ouvir a sua equipe e saber geri-la com qualidade faz toda a diferença no desempenho da sua empresa. Lembre-se: o seu negócio é movido por pessoas, e para pessoas. Se você não tiver boas pessoas trabalhando com você, você precisará trabalhar sozinho, e seu negócio vai sempre andar de lado (sem crescimento)
Ah! Caso você não queira se estressar mais ainda, é só fazer o oposto do que citamos nos três pontos acima, levando em consideração todas as contradições que escrevemos logo abaixo de cada um.
Em suma:
- Quando você for adquirir algo ou contratar alguém para a sua empresa, não olhe somente o fator preço. Com certeza, ele é um fator importante a ser considerado, mas o pacote “completo” deve ser analisado com cautela. Olhe sempre o custo/benefício.
- Vá atrás das suas metas e dos seus clientes! Não espere um milagre acontecer, sem que você tenha trabalhado arduamente. Conheça as dores e as necessidades do mercado, e saiba trabalhá-las da melhor forma possível, para conseguir alcançar o seu público-alvo. O marketing faz cada vez mais clientes virem até o seu negócio, e o comercial vai em busca dos clientes ideais da sua empresa. Não menospreze esses dois departamentos.
- Traga o melhor time para perto de você, e saiba conduzi-lo de forma competente. Encontre pessoas que se identifiquem com o seu propósito, que tenham vontade de trabalhar. Saiba ouvi-las! Muitas vezes, boas ideias surgem quando abrimos oportunidades para outras pessoas falarem.
Quer ajuda para se estressar menos, ter um bom desempenho e maior qualidade de vida? Fale com a gente! Será um prazer orientá-lo(a) e ajudá-lo(a) a alcançar os seus sonhos com seu negócio.