3 formas de precificar o seu produto

Você sabe se o preço do seu produto está correto? 

O resultado do seu negócio está diretamente associado ao preço dos seus produtos. Muitos empreendedores tem dificuldades para precificar  de forma correta e ao final do mês não conseguem fechar no “azul”. Uma boa precificação, além de garantir lucros, aumenta sua capacidade de negociação com clientes e fornecedores e gera resultados consistentes para o seu negócio.

Recebemos constantemente o contato de clientes interessados em contratar o projeto de precificação aqui na Diferencial. O que constatamos é que na maioria das vezes o empreendedor não coloca no preço do produto a margem que deseja ou mesmo uma margem adequada para o seu segmento de mercado.

Por conta disso, resolvemos trazer esse conteúdo com o intuito de mostrar 3 formas simples e profissionais de precificação que vão te ajudar a faturar mais e a sobrar dinheiro no fim do mês:

1. Precificação com base em custos: 

Para calcular o preço do seu produto com base nos custos, será necessário somar todos os custos de produção do produto e adicionar a margem de lucro desejada. 

Nos custos você deve incluir a matéria prima, mão de obra, deduções e o rateio das despesas fixas (despesas administrativas e com vendas). Essas despesas, mesmo que não sejam ligadas diretamente à produção, devem entrar no custo do produto pois fazem parte dos gastos necessários para manter a empresa funcionando. 

2. Precificação com base em valor de mercado: 

Para calcular o preço com base no valor de mercado será necessário fazer uma pesquisa dos preços que seus concorrentes estão cobrando para entregar o mesmo produto/serviço. 

Há diversas formas de efetuar essa pesquisa, desde coleta de informações na internet até contratação do serviço de cliente oculto. Essa pesquisa te permitirá entender como seu preço está em comparação com o de seus concorrentes.

3. Precificação com base em valor percebido: 

Quanto as pessoas aceitam pagar para cada atributo de seu produto? 

Para precificar com base no valor percebido, será necessário somar o valor de cada atributo do seu produto. 

Neste vídeo da apresentação do 1º modelo de Iphone lançado pela Apple, Steve Jobs demonstra o preço do produto comparando com a soma do preço de outros itens. Na comparação você observa que é muito mais vantajoso comprar um Iphone do que 3 outros dispositivos que juntos entregam menos do que o produto lançado pela marca. 

Essas são as 3 formas profissionais de precificar o seu produto. Mas qual é a melhor forma? Ou qual forma é a mais adequada? 

Na verdade não temos como responder a essa questão pois a melhor forma não existe, ela depende muito de cada negócio. Nossa dica é precificar utilizando os três métodos e analisar o melhor valor de acordo com sua estratégia de posicionamento de marca.

O seu produto não deve ser vendido a um preço menor do que o custo para produção somado à margem desejada. Portanto, para todos os produtos e serviços será necessário identificar os custos como base para iniciar o processo de precificação. 

Porém, mesmo que seu preço esteja cobrindo os custos e garantindo a margem desejada, isso não quer dizer que você não pode cobrar mais por ele. Se ao efetuar uma pesquisa de mercado você observa que os seus concorrentes estão cobrando a mais pelo produto, não há motivo para que você também não cobre. 

Para empresas com presença mais estruturada há ainda a possibilidade de cobrar um valor mais alto, devido ao valor percebido da marca. Tudo vai depender de como o seu cliente enxerga o seu produto. Quanto mais valor ele enxergar nele, mais estará disposto a pagar.

Além das 3 formas de precificação temos uma dica bônus: Preço dinâmico!

O preço dinâmico se adapta à medida em que as pessoas procuram o produto. Esse modelo de precificação é muito utilizado por plataformas tecnológicas no modelo peer-to-peer (como Uber, Airbnb,…) mas nada impede que seja aplicado a outros modelos de negócio também. Vale a pena pesquisar para entender se faz sentido para o seu negócio!

Precisa de ajuda para precificar os produtos da sua empresa? Fale com a gente. Temos um escopo de precificação específico para pequenas empresas, ideal para o seu negócio. Conheça o nosso trabalho clicando aqui.

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